Por que ter um serviço de gestão na empresa?

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 28/10/2016 às 16:36
Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Foto: Marcos Santos/USP Imagens FOTO: Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Tempo é dinheiro e isso, de fato, não é surpresa para você. Saber como otimizar processos, de modo a aumentar o lucro, no entanto, ainda é um desafio para pequenos, médios e até grandes empreendedores. Claro que uma equipe competente e um produto de qualidade contribuem para que o negócio se destaque no mercado, mas há também melhorias que ainda são desconhecidas para muitos. É o caso dos sistemas de gestão, que podem facilitar o controle e mapear todos os processos desde a compra da matéria-prima, passando por produção, vendas e distribuição, até chegar aos relatórios finais.

LEIA MAIS

Microsoft apresenta computador de alta performance e software 3D

Os gargalos da Internet das Coisas

Esse sistema de informação, conhecido como ERP - em inglês Enterprise Resource Planning -, é capaz de integrar todos os dados em um só sistema. Hoje, companhias de todos os setores procuram por empresas de TI para adquirir o próprio ERP. A plataforma de software é criada por desenvolvedores e consultores, de modo a entregar ao cliente um produto que é fruto de análises de negócio e tecnologia. “O grupo de consultoria tem mais conhecimento dos processos e procura mostrar ao cliente o que é melhor para o trabalho”, afirma Nelço Tesser, diretor da NL Informática, fornecedora de soluções de gestão para empresas.

A partir de um módulo básico da ERP, é possível criar outros módulos que se adequem às necessidades de cada cliente. O controle em restaurantes, por exemplo, é diferente do que é feito em uma rede varejista. Assim, os sistemas desenvolvidos são diferentes para cada um deles. "Algumas funções são padrões, mas outras são adequadas ao cliente. A princípio, apresentamos uma proposta com o módulo básico e depois vamos personalizando", conta Tesser.

Para essas adaptações, desenvolvedores e consultores se reúnem ao contratante do serviço para analisar os processos anteriores e ver o que deles pode ou não ser aproveitado. "Os consultores ajudam o cliente a ver qual a melhor dinâmica para o mercado. Às vezes ele já trabalha de forma que é boa para ele e mantemos alguns pontos. Em outras, podemos ajudá-lo a lucrar mais, por isso a conversa é essencial", diz o diretor da fornecedora de TI.

Nelço Tesser, diretor e fundador da NL Informática, que completa 35 anos. Foto: Divulgação Nelço Tesser, diretor e fundador da NL Informática, que completa 35 anos. Foto: Divulgação

Empresários podem ainda contar com a própria equipe de tecnologia, caso seja possível, para desenvolver um ERP exclusivo. O Grupo Sabemi Soluções é um exemplo disso. "Temos um sistema de gestão criado na casa e que conta com atualizações definidas, principalmente, pelo analista de negócios da área de TI. É um trabalho conjunto entre as áreas de tecnologia e a de negócios", explica o CIO do grupo, Daniel Scherer.

Há dez anos a Sabemi faz uso da plataforma, considerada fundamental para o negócio. "As empresas não funcionam mais sem isso, em diversos setores. Desde que criamos o sistema, podemos ficar sem internet ou sem telefone, mas não sem ele. Como o volume de informações é cada vez maior, ele se torna cada vez mais necessário", explica Scherer.