Microsoft apresenta computador de alta performance e software 3D

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 26/10/2016 às 21:03
Microsoft Surface Studio Foto: AFP PHOTO / DON EMMERT
Microsoft Surface Studio Foto: AFP PHOTO / DON EMMERT FOTO: Microsoft Surface Studio Foto: AFP PHOTO / DON EMMERT

AFP

A Microsoft revelou nesta quarta-feira um computador de alta performance destinado a designers, artistas e profissionais criativos, assim como um sistema operacional Windows atualizado que mostra conteúdo tridimensional.

A gigante americana da informática anunciou o seu primeiro computador de mesa, o Surface Studio, que compete com o iMac e o Mac Pro da Apple. "Estamos criando uma nova categoria que transforma a sua mesa em um estúdio criativo", disse o diretor-executivo da Microsoft, Satya Nadella, durante a apresentação do produto, em Nova York.

Leia mais:

Apple investe em saúde e Microsoft em inteligência artificial

[E3 2016] – Microsoft anuncia jogos, novas funções na Live e dois novos modelos do Xbox One

Inteligência artificial da Microsoft vira racista depois de um dia na internet

Com uma tela LCD de 28 polegadas sensível ao toque, apresentada como "o monitor de desktop mais fino já criado", o computador faz parte da linha de tablets e laptops da Microsoft para o segmento premium, em um desafio à Apple.

O novo PC tem resolução ultra HD 4.5K, oferecendo 13,5 milhões de pixels, mais do que a maioria dos novos televisores de alta definição.

Vice-presidente de produtos da Microsoft, Panos Panay apresenta o Microsoft Surface Studio na conferência para a imprensa, realizada em Nova York. Foto: AFP PHOTO / DON EMMERT Vice-presidente de produtos da Microsoft, Panos Panay apresenta o Microsoft Surface Studio na conferência para a imprensa, realizada em Nova York. Foto: AFP PHOTO / DON EMMERT

O Surface Studio custará US$ 2.999 e estará disponível em "quantidades limitadas" para a temporada de festas no final do ano, e terá mais unidades disponíveis em 2017. A Microsoft anunciou também uma versão atualizada do seu computador portátil, o Surface Book i7, com gráficos melhorados e uma bateria que dura 16 horas. Estará à venda a partir de novembro por US$ 2.299.

Os produtos Surface permitem aos usuários criar conteúdo na tela com uma caneta stylus especial, e a Microsoft introduziu um novo dispositivo chamado Dial, que se acopla à tela e oferece controles adicionais, como a visualização da linha do tempo de uma criação.

 Microsoft Surface Studio, Foto: AFP PHOTO / DON EMMERT Microsoft Surface Studio, Foto: AFP PHOTO / DON EMMERT

A Microsoft revelou também que a partir do início de 2017 vai oferecer uma nova atualização para seu sistema operacional Windows 10, que entre outras coisas permitirá aos usuários criar conteúdo 3D e mergulhar em uma realidade virtual e aumentada.

O novo "Windows 10 Creators Update" estará disponível gratuitamente para as 400 milhões de pessoas que já têm o Windows 10. A atualização oferece "novas formas de criar e jogar", disse o vice-presidente da Microsoft, Terry Myerson.

O novo sistema permitirá a utilização de um aplicativo de captura 3D para dispositivos móveis e uma nova versão para objetos tridimensionais do popular programa Paint. O sistema também vai permitir aos usuários adicionarem emoticons 3D e manipular conteúdo 3D criado por eles ou digitalizado.