Facebook lança Workplace, uma rede social para empresas

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 11/10/2016 às 8:40
AFP PHOTO / Justin TALLIS
AFP PHOTO / Justin TALLIS FOTO: AFP PHOTO / Justin TALLIS

O Facebook lançou o Workplace, uma rede social para empresas e ONGs, que tem por objetivo disputar com os sistemas internos de comunicação, além de acelerar a troca de informação entre funcionários.

Esta ferramenta de colaboração em tempo real busca competir com sistemas de empresas como Microsoft e já foi testado em 1.000 companhias em todo o mundo.

Leia mais:

Facebook Messenger adiciona transmissão de vídeo ao vivo

Microsoft compra a LinkedIn por US$ 26,2 bilhões 

"O que fazemos é recombinar coisas que já existem em apenas um ferramenta que permita aos funcionários ter toda informação disponível em um mural de notícias, como em seus perfis privados", explicou à AFP Julien Codorniou, diretor do Workplace. "Cerca de 95% do que desenvolvemos no Facebook está integrado ao Workplace", indicou.

Entretanto, a rede social separa o âmbito de trabalho do pessoal e não terá nenhuma ligação com o popular aplicativo. Sua cor será cinza, para se diferenciar do característico azul do Facebook.

Segundo os termos de utilização, as empresas pagarão entre 1 e 3 euros por cada funcionário conectado, dependendo de seu tamanho, e conservarão a propriedade de todos os dados.