Escola Estadual Cícero Dias/NAVE abre as portas nesta quinta e recebe o público

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 05/10/2016 às 17:09
NAVE de Portas Abertas FOTO:

Uma vez por ano a Escola Técnica Estadual Cícero Dias/Núcleo Avançado em Educação (NAVE) abre suas portas para que o público possa conhecer o trabalho que é feito lá dentro junto aos estudantes de Ensino Médio. É a oportunidade de conhecer diversos projetos inovadores que poderão se transformar (quando já não são) startups em áreas como robótica, stencil, produção de vídeos, jogos e aplicativos.

Este ano, a escola – que faz parte do programa de educação do Oi Futuro, que completa 10 anos – fará o seu NAVE de Portas Abertas nesta quinta-feira (dia 6, ou “amanhã” se a sua posição no espaço-tempo for a mesma do momento da publicação dessa matéria), com visitação guiada e exposição dos projetos dos alunos.

Escola Técnica Estadual Cícero Dias/Nave

“O objetivo das unidades Nave é experimentar novas práticas de ensino que contribuam com a qualidade da educação. O Portas Abertas é nossa oportunidade de mostrar para a comunidade como isso é feito e inspirar outros educadores a replicar nosso modelo em suas escolas”, explica a coordenadora do Oi Futuro, Mariana Cristovam.

O evento também é uma chance para pais de alunos e estudantes do Ensino Fundamental que têm interesse em estudar na Escola Técnica entrem em contato com a dinâmica das aulas. O ingresso na escola se dá anualmente, através de um teste promovido pela secretaria estadual de Educação.

A agenda do dia inclui laboratório de Lego em Ação, oficinas de stencil, foguetes caseiros e produção de vídeos curtos. A primeira palestra será sobre o Ciclo de Vida dos Jogos Móveis. “Abrimos para os alunos construírem a grade de programação, por isso temos temas bem diversos. Da mesma forma, alunos veteranos trabalharão como monitores durante o evento e conduzirão os visitantes”, conta o coordenador da Cícero Dias, Luiz Francisco de Araújo.

Para conhecer a programação completa e se inscrever para participar das atividades, basta preencher a ficha de inscrição online.

NAVE2

Criada pelo Oi Futuro em 2006, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado, a Escola Técnica Estadual Cícero Dias/NAVE conta com uma formação dura três anos e compreende do primeiro ao terceiro ano do ensino médio integrado ao profissionalizante. Os alunos podem optar entre os cursos de Programação de Jogos e Design de Jogos. “Optamos pelos games por sua complexidade. A construção de um jogo une competências diversas como programação, design, composição de música, construção de enredo e muitas outras”, afirma Araújo.

Os alunos do NAVE já tem mais de 25 jogos publicados em lojas digitais, contabilizando mais de 600 mil downloads e mais de 20 games selecionados para o Festival Brasileiro de Jogos Independentes (SB Games). Em 2013, a Microsoft reconheceu a unidade da escola no Recife (há uma outra Nave no Rio de Janeiro) como uma das escolas mais inovadoras do ano, ficando entre as 80 eleitas no mundo inteiro.