Yahoo! lança novo aplicativo de informação personalizada

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 04/10/2016 às 18:04
yahoo FOTO:

AFP

O grupo de Internet americano Yahoo! lançou nesta terça-feira (4) um novo aplicativo de notícias, utilizando algumas características das redes sociais para fornecer aos usuários informações personalizadas.

"Queremos dar ao aplicativo uma identidade que o diferencie (dos serviços) de informação e se torne um lugar onde as pessoas virão para manter conversas sobre a atualidade", explicou à AFP o vice-presidente do Yahoo!, Simon Khalaf, durante a apresentação do novo aplicativo Yahoo! Newsroom.

O coração do aplicativo é uma fileira de informações. O usuário pode, entretanto, escolher assuntos que lhe interessam assinando seções (que o Yahoo! chama de "vibes") correspondentes a temas da atualidade.

Podem ser assuntos, como política, ou ciência, mas também é possível assinar notícias sobre uma personalidade, como o presidente Barack Obama, ou um dos principais candidatos à Presidência, Hillary Clinton e Donald Trump. Isso permite que apareçam novidades mais personalizadas correspondentes aos próprios centros de interesse.

Yahoo!, vítima da ciberguerra fria?

Pelo menos 500 milhões de contas do Yahoo! foram hackeadas em 2014 

O aplicativo também permite ao usuário reagir, ou publicar um comentário sobre um artigo na Internet, e integrá-lo a uma das editorias. Os artigos mais comentados, ou que provocarem muitas reações, subirão nas fileiras de informação das pessoas que assinam as "vibes" em questão.

O Yahoo! Newsroom tem "centenas de vibes", que são essencialmente geradas por um algoritmo em um sistema de controle pelos editores do Yahoo!, afirmou Simon Khalaf à AFP. Ele não excluiu que, em algum momento, os usuários também possam propor seus próprios temas da atualidade.