Usuários só têm até sexta para salvar dados do perfil do Orkut, antes que sejam apagados definitivamente

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 29/09/2016 às 7:39
Orkut FOTO:

É só isso. Não tem mais jeito. Acabou. Boa Sorte. A Google só vai guardar seus dados de perfil do Orkut - sua finada rede social, uma das primeiras da internet - até esta sexta-feira, dia 30, também conhecida como amanhã (dependendo da sua posição no espaço-tempo).

Hello, a rede social do mesmo criador do Orkut, já está disponível no Brasil

Orkut sairá do ar antes do final do ano

Ou seja, ainda dá tempo de fazer o backup das suas lembranças dessa época de outro e GIFs animados, scraps, terimonials, gelos, corações e estrelas da internet. O processo para baixar suas informações e fotos é simples e vamos explicá-lo para você:

Primeiro, você deve acessar suas Configurações de Conta, com email e senha. Na parte do meio, tem uma caixa de Informações pessoas e privacidade, nela clique em Controlar seu conteúdo.

orkut1

Em Controlar seu conteúdo, do lado direito, tem outro box, com uma mocinha numa lambreta levando vários ícones de serviços Google e a frase "Fazer download dos seus dados". Clique em Criar arquivo:

orkut2

Aqui vai ter uma lista de TODOS os serviços Google, e todos estarão marcados em verde. Clique em Não selecionar nenhum, ou fará um backup de toda sua vida online, praticamente. Deixe isso para depois. Vamos nos concentrar no Orkut hoje:

orkut3

Lá quase no final da lista estará ele, o Orkut. Clique na caixinha com um X, para selecioná-lo, e depois clique em Próxima:

orkut4

Agora, você tem que escolher um formato de arquivo: .zip, .tbz ou .tgz. Se você não sabe o que é .tbz e .tgz, deixe em .zip mesmo, é o velho formato "zipado" que todos conhecemos e amamos. Abaixo, você escolhe o Método de exibição, na qual você pode escolher enviar o link de download por email, ou adicionar os arquivos de backup ao Google Drive, Dropbox ou Onebox. Escolha o método e prossiga clicando em Criar arquivo:

orkut5

Quase lá... Dependendo da quantidade de coisas que tinha no seu Orkut, o arquivo pode ser maior ou menor. Mas o tempo de espera geralmente é curto - a internet era diferente (e menor) nessa época.

orkut6

Tudo pronto! Agora é clicar em Fazer download e baixar o .zip. Abra o arquivo com o Winzip, Winrar, 7z ou programa da sua preferência. Lá dentro, na pasta Perfil estarão seus dados e mensagens em formato HTML, que poderá ser aberto no navegador, mesmo sem conexão com a internet. Em Fotos ficam as imagens que você postou na época.  Tomando cuidado com a vergonha alheia, você pode guardar essas maravilhas no seu computador para sempre ;)