Porto Digital abre processo de seleção para incubação no Cais do Porto e Portomídia

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 27/09/2016 às 18:32
P_20160927_154455 FOTO:

Startups, projetos de negócios, empreendimentos criativos e empresas nascentes da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) e economia criativa já podem se inscrever para a Chamada de Novos Negócios Inovadores do Porto Digital. O processo seletivo irá escolher até 15 projetos que serão os próximos incubados do Cais do Porto e do Portomídia.

A coordenação de incubação estará aceitando inscrições até o dia 30/10, através do site do parque tecnológico. A próxima etapa acontece no dia 11/11, quando os candidatos farão a defesa oral de seus projetos e os selecionados serão divulgados no dia 14/11.

O “reboot” do Parqtel: governo quer transformar espaço em incubadora de projetos de inovação

Porto Digital lança primeira turma do Mind the Bizz 

O programa de incubação terá início no dia 9 de janeiro de 2017, mas será diferente de edições anteriores. Para começar, passou de 18 para 12 meses de duração e, portanto, terá em sua seleção startups mais maduras. “Pegamos parte do conteúdo que seria abordado nesses meses e colocamos em outro programa, o Mind the Bizz, voltado para empresas em fase de pré-incubação”, explica André Araújo, gerente de empreendedorismo do Porto Digital. “São etapas de construção e formatação da ideia, prévias ao processo de incubação, que puderam ser apresentadas a mais pessoas, mais cedo”, completa. Uma nova seleção do Mind the Bizz será aberta até o final do ano.

As novas turmas ainda pagarão uma taxa de incubação de R$ 200 mensais para cada empreendedor participante da empresa - cada empresa precisa ter o número mínimo de dois sócios. “Fazemos isso para reforçar a ideia de que não dá para empreender sozinho. Você precisa de um sócio, nem que seja para brigar e evitar que você brigue com você mesmo e trave no meio do caminho”, brinca o presidente do Porto Digital, Francisco Saboya.

Para concorrer a uma vaga, a startups não precisa ter ainda um faturamento - basta apresentar ao menos uma versão simples e operacional do produto. A partir do perfil das empresas, elas serão encaminhadas para a Cais do Porto, que receberá empreendedores de TIC, ou para a Portomídia, que abarca startups de economia criativa, com foco nas áreas de cine-vídeo-animação, games, design, música e fotografia.

Além do espaço físico com infraestrutura de trabalho, os incubados também receberão mentoria, treinamento, consultoria tecnológica e de negócios, além de apoio à participação em eventos e networking com potenciais clientes e investidores. As startups deste ciclo de incubação também terão acesso a infraestruturas de apoio do Porto Digital: espaços de coworking, laboratórios, salas de treinamento e de reunião, auditórios e showrooms, bem como a uma série de projetos que poderão ser acessados pelos empreendimentos selecionados em condições diferenciadas ou gratuitas.