[Review] - Forza Horizon 3

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 25/09/2016 às 13:36
ForzaHorizon3_Review_03_WideBodies_WM FOTO:

A série Forza é, hoje, a melhor coisa que se tem em termos de games de corrida. Já deixou Gran Turismo para trás, uma vez que a franquia da Sony não lança jogos desde 2013 (tem um prometido para este ano, mas ainda sem data), enquanto que nesse intervalo de tempo, a Microsoft e a Playground Games já lançaram quatro.

Forza faz tanto sucesso que desmembrou-se em duas séries: a primeira, Forza Motorsport, é um fantástico simulador de carros de corrida. Tudo nele é extremamente conectado com a realidade - desde a física dos veículos até a construção do interior dos carros e das postas. Voltada para fanáticos pelas quatro rodas.

A outra é mais divertida. Uma mistura da sua série-mãe com a grande tradição de corridas em estilo arcade, iniciada por clássicos como Need for Speed e Burnout. Essa série ainda é construída em torno de um festival fictício de corridas, com um clima bem leve e jovem, paisagens paradisíacas e carros turbinados. Forza Horizon é só festa!

Nesta sua terceira encarnação, Forza Horizon 3 nos leva até as planícies da Austrália, depois de passar pelos Estados Unidos e pela Europa. Num mapa gigantesco, o game mostra seis "ecossistemas" da região, que vão desde as praias frequentadas por turistas até os desertos da wasteland (não, não é Mad Max), passando por florestas, fazendas e tudo mais que um carro possa passar por cima.

Jogos de corrida, em geral, sempre serviram como modelo do que a geração atual de games pode fazer em termos de gráficos. E Forza Horizon 3 está um desbunde! Cenários, carros, efeitos de água, chuva, mar, rio, estrada, poeira, terra, barro... Tudo tem um visual incrível. Tanto é que o pessoal da Playground criou um modo "drone", em que o jogador pode passear livremente voando pelo cenário enquanto vê a corrida dos outros. É de encher os olhos. O game ainda está preparado para rodar em HDR, nos novos Xbox One S.

Forza Horizon 3 ainda é o maior jogo da franquia até agora. Com mais de 350 carros de diversos tipos, modelos, marcas, idades e nacionalidades, possui um acervo para nenhum colecionador botar defeito. A lista completa pode ser conferida AQUI. São 150 carros a mais do que tinha em Forza Horizon 2, incluindo veículos inéditos na sperie como buggies - todos recriados nos mínimos detalhes, inclusive internamente. Todos também são customizáveis, interna e externamente.

ForzaHorizon3_Review_05_TrainCrossing_WM

Falando em customizar, esse é o Forza mais "customizável" de todos. Para começar, você cria um personagem para você (escolhendo entre os modelos pré-determinados) mas pode colocar o seu nome, que é falado durante o jogo. Isso mesmo: como Forza Horizon 3 está todo traduzido e localizado, consta com uma lista GIGANTE de nomes masculinos e femininos que podem ser falados pelos outros personagens ou pelo computador de bordo do carro. Se seu nome não está na lista (difícil), ainda tem uma relação de apelidos sensacionais, como "cachorrão", "tigrão", "mito", e o meu preferido, "véi".

Além de criar o piloto, você também está no comando do Festival Horizon, e pode escolher quais estações de rádio fechar contrato, com opções que tocam rock, EDM e até música clássica, e montar novas corridas para disputar. O percurso é pré-definido, mas você pode escolher quais carros competem, qual o horário da corrida e qual o clima do momento. As combinações são inúmeras e influenciam diretamente no desenrolar da prova.

ForzaHorizon3_Review_04_WetHighway_WM

 

Forza Horizon 3 permite multiplayer de 12 jogadores, a criação de clubes com até mil pessoas e matchmaking entre usuários do Xbox e do Windows 10. Inclusive, se você comprar uma cópia do jogo em uma plataforma, ganha também, automaticamente, na outra. O game ainda introduz um modo carreira de quatro jogadores online co-op com cross-play já disponível no lançamento.

O jogo está disponível a partir de hoje para quem comprou a Ultimate Edition Early Access e chega no dia 27 para todo mundo. Está mais do que recomendado se você curte games de corrida - mesmo que não seja um jogador hardcore do gênero, uam vez que o estilo de jogo de Horizon abraça tanto os mecânicos de plantão quanto o player casual, que curte velocidade. Jogão, de verdade.

ForzaHorizon3_Review_01_JungleRoad_WM