Nasa lançará sua primeira missão para coletar poeira de asteroide

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 08/09/2016 às 17:42
oririsrex FOTO:

(AFP)

A agência espacial americana, a Nasa, lançará nesta quinta-feira (8) sua primeira missão para coletar poeira de um asteroide, o tipo de corpo cósmico que pode ter entregue à Terra, bilhões de anos atrás, os materiais necessários para o surgimento da vida.

A nave espacial não tripulada, conhecida como OSIRIS-Rex, deverá decolar em Cabo Canãveral, na Flórida, às 19h05 locais (20h05 em Brasília) com um foguete Atlas V. As condições climáticas previstas são 80% favoráveis ao lançamento.

A missão de US$ 800 milhões viajará pelo espaço durante dois anos em direção a Bennu, um asteroide próximo à Terra que tem o tamanho de uma montanha pequena.

Nasa faz segundo teste de foguete que será usado para lançamentos

Sonda espacial Rosetta encontra robô Philae em cometa 67P

Nave de carga Dragon da SpaceX aterriza no Pacífico

Bennu foi escolhido entre os cerca de 500.000 asteroides do sistema solar porque ele orbita perto da rota da Terra em torno do Sol, é do tamanho adequado para um estudo científico e é um dos asteroides mais antigos conhecidos pela Nasa.

"Nos asteroides primitivos e ricos em carbono como Bennu, os materiais são preservados há mais de 4,5 bilhões de anos", explicou Christina Richey, cientista do programa OSIRIS-Rex. Estes "podem ser os precursores da vida na Terra, ou em outro lugar do nosso sistema solar", afirmou.

O principal objetivo da missão é coletar poeira e detritos da superfície do asteroide e levar o material para a Terra em 2023 para que seja analisado.  Aprender mais sobre as origens da vida e o início do sistema solar são objetivos essenciais dessa nave, que tem o tamanho de um carro.

A missão também pretende jogar luz sobre como encontrar recursos preciosos, como água e metais, nos asteroides, um campo que tem gerado um interesse crescente em todo o mundo. "Vamos mapear este mundo totalmente novo que nunca vimos antes", disse Dante Lauretta, pesquisador principal da OSIRIS-Rex e professor da Universidade do Arizona, em Tucson.

rex

Usando um conjunto de câmeras, lasers e espectrômetros, "vamos entender a distribuição de materiais ao longo de toda a superfície do asteroide", acrescentou. A nave deverá chegar a Bennu em agosto de 2018 e passar dois anos estudando o asteroide, antes de começar a coletar amostras, em julho 2020.

Outro objetivo da missão é medir como a luz solar pode empurrar asteroides enquanto eles orbitam - um fenômeno conhecido como Efeito de Yarkovsky - para que os cientistas possam prever melhor os riscos a longo prazo de que asteroides como Bennu colidam com a Terra.