Cingapura testa táxis sem motorista

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 25/08/2016 às 12:22
Divulgação
Divulgação FOTO: Divulgação

(AFP)

Os primeiros táxis sem motorista começaram a circular nesta quinta-feira em Cingapura de forma experimental, situação inédita no mundo na corrida para ter veículos totalmente autônomos mediante uma tecnologia revolucionária.

Os seis táxis da start-up nuTonomy (automóveis elétricos Renault Zoe e Mitsubishi i-MiEV) circulam em uma zona de 4 quilômetros quadrados, com lugares designados para pegar e deixar passageiros. O trajeto deve ser reservado mediante um aplicativo para smartphone da empresa que presta o serviço, com sede nos Estados Unidos.

O Renault Zoe é um dos modelos utilizados pela startup. Foto: Divulgação O Renault Zoe é um dos modelos utilizados pela startup. Foto: Divulgação

"O teste representa uma oportunidade extraordinária para recolher a opinião dos passageiros em um ambiente real", declarou o gerente e cofundador da start-up, Karl Iagnemma.

"Estes testes darão uma vantagem única à nuTonomy, na medida em que estamos preparando o lançamento de uma frota de veículos autônomos para 2018", acrescentou.

Embora a condução destes automóveis 'high-tech' seja realizada de maneira autônoma, um engenheiro da nuTonomy permanece a bordo em cada trajeto, com a finalidade de observar o funcionamento do veículo e intervir caso ocorra algum problema, disse a empresa.

> 99 Taxis suspende motoristas por avaliações negativas

> GM aposta na implantação gradual de veículos autônomos

> Mobileye e Delphi se unem para desenvolver sistema de condução autônoma

Foram anunciadas outras iniciativas com esta nova tecnologia. O serviço de reserva de veículos por telefone celular americano Uber informou na semana passada que colocará em circulação automóveis sem motorista na cidade de Pittsburgh (Pensilvânia) no fim de agosto.

Já o grupo Alphabet, casa matriz do gigante da internet Google, anunciou em maio ter concretizado uma associação com o construtor automotor Fiat Chrysler para desenvolver sua frota de carros autônomos, que espera colocar em serviço até o fim do ano.

Foto: Divulgação Foto: Divulgação