Sempre Alerta conecta população e segurança pública no Agreste de Pernambuco

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 24/08/2016 às 18:15
Foto: André Nery/JC Imagem
Foto: André Nery/JC Imagem FOTO: Foto: André Nery/JC Imagem

Considerando o fluxo do desenvolvimento das ideias, é mais natural que soluções inovadoras sejam lançadas primeiramente no Recife, para depois chegarem ao interior. Isso acontece não só pela presença de capital humano e startups na metrópole (algo que está sendo equilibrado aos poucos), mas também por condições técnicas, de conectividade principalmente.

Mas a Mooh Tech está fazendo o contrário: lançou a plataforma Sempre Alerta nas cidades do Agreste de Pernambuco, e vem ganhando mais clientes na medida em que chega à capital. “O Estado tem um problema: não interioriza as oportunidades. Enquanto todo mundo está olhando para o mercado, nós estamos olhando para a necessidade”, explica o sócio da Mooh Tech, Everton Cruz.

O Sempre Alerta é um aplicativo que conecta a população diretamente ao batalhão de polícia local. A ideia surgiu em Belo Jardim, numa conversa com o prefeito, João Mendonça. “Ele nos contou como a população usava o WhatsApp para reportar casos aos policiais, mas que o app não estava sendo eficiente, pois muitas pessoas tinham medo de se identificar ou os grupos acabavam sendo desvirtuados por piadas ou correntes”, lembra Cruz.

A solução que a Mooh Tech vendeu para Belo Jardim - e para todas as outras cidades do Agreste, bem como os municípios de Gravatá, Ipojuca e já está em negociação com o Recife - funciona como um chat entre o usuário e uma central de atendimento que é controlada pela prefeitura e pela polícia.

“Essa central direciona o chamado para as unidades mais próximas ou para o comando geral. Por enquanto o app atende só casos policiais, mas está preparado para conectar também Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Órgãos de Trânsito e até SAMU”, afirma o designer Henrique Mafra, também sócio da Mooh.

Por enquanto, o Sempre Alerta está disponível somente para Android (a versão para iOS está esperando aprovação e a do Windows Phone deve ser lançada semana que vem). Em sua próxima atualização, os desenvolvedores contam que o app ganhará novos recursos, como a possibilidade de envio de áudio, fotos e vídeos.