School4Life dá aulas de edição de vídeo, programação, empreendedorismo e Youtubers para jovens no Recife

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 24/08/2016 às 14:02
Foto: Media Lab ABA
Foto: Media Lab ABA FOTO: Foto: Media Lab ABA

Para além das disciplinas estudadas no colégio, quais são os conhecimentos que as crianças e jovens do século 21 precisam desenvolver? O que elas podem aprender hoje que se tornará um diferencial para elas num futuro próximo?

Antenada com essa nova realidade, a School4Life, uma escola de cursos especiais inspirada nos modelos americano a 21st Century Learning e Studio Schools do Reino Unido, está com inscrições abertas para os cursos de Programação de Jogos (Coding); Empreendedorismo; Criatividade; Mídia e Criação e Edição de Filmes; e Youtubers.

A ideia da escola é estimular o desenvolvimento de competências como empreendedorismo, comunicação, criatividade e pensamento crítico. O calendário de aulas começa no fim de agosto e segue até dezembro. As aulas são nas unidades da ABA Global Education no Aflitos e em Boa Viagem.

 

School4Life Coding credito Media LAB ABA

A coordenadora da School4Life, Ana Flávia Ferraz, explica que a ideia surgiu em 2013, a partir da sugestão da introdução do curso de Linguagem de Programação no currículo dos jovens. "Queríamos ir além do acadêmico. Trazer habilidades que são diferenciais hoje, mas que serão necessárias no futuro", conta.

O curso Programação de Jogos (Coding) é formado por crianças de 8 a 12 anoscom uma aula por semana de 1h15 de duração. Haverá dois módulos: Gaming Elements e Digital Gaming. No primeiro módulo, os alunos aprenderão, de forma geral, sobre conceitos e práticas básicos de programação e animação. Eles terão aulas sobre algoritmo, interatividade, eventos, depuração e manipulação de imagem e som. No segundo módulo, serão trabalhadas a fluência e a prática nos conceitos básicos e apresentados conceitos e práticas de criação de jogos digitais, como loops, operadores, condicionais e variáveis.

School4Life Maker credito Media LAB ABA

Já o curso Empreendedorismo visa desenvolver liderança, pró-atividade, foco, trabalho em equipe, inovação, visão de mundo e produtividade. “Vamos estimular os jovens a ter ideias e, se possível, colocá-las pra frente. A visão financeira também integrará o processo", destaca Ana Flávia. No curso, os alunos irão negociar formatos, testar com o mercado, analisar materiais e custos, marketing e muito mais. O público-alvo são estudantes com idades entre 10 e 13 anos.

Um dos cursos mais diferentes entre as ofertas da School4Life, o curso de Youtubers atende desde a criação, referências e estilos do canal até dicas de gravação e edição dos vídeos, posicionamento, luz e som.  “O objetivo maior é desenvolver o pensamento crítico, fazê-los atuar de forma colaborativa e estimular o aprendizado de conhecimentos importantes para a carreira profissional que escolherem e para a vida. Inovação é a palavra-chave destes momentos”, destaca.  O público-alvo do curso é formado por adolescentes de 10 a 13 anos.