Em clima de Olimpíada, Samsung lança Galaxy Note7 com leitor de íris

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 02/08/2016 às 17:54
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação FOTO: Foto: Divulgação

Por Gustavo Belarmino

RIO DE JANEIRO - A Samsung aproveitou a mega-estrutura da arena da marca, montada no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, para fazer o lançamento mundial dos seus novos gadgets - tendo como principal novidade o possante Samsung Galaxy Note7, que agora vem com leitor de íris e uma nova S Pen, a canetinha sensível do smartphone. Durante o evento, que ocorreu simultaneamente no Rio, em Nova York e Londres, o presidente de Comunicações Móveis da Samsung Electronic, Dj Koh (nos EUA) interagiu por um telão com o público que assistia nessas cidades. “Há mais espaço do que nunca em inovação para smartphones”, declarou o executivo. “Imagine um telefone que seja a porta de entrada para as possibilidades ilimitadas da realidade virtual, por exemplo”.

Evento de lançamento dos novos produtos contou com mascote dos Jogos no Rio. Foto: Gustavo Belarmino/NE10 Evento de lançamento dos novos produtos contou com mascote dos Jogos no Rio. Foto: Gustavo Belarmino/NE10

Além do Note7, o Samsung Unpacked, pela primeira vez realizado também no Brasil, serviu para apresentar a nova S Pen, mais fina, mais inteligente (inclusive com possibilidade de tradução simultânea) e também à prova de poeira e água - como o próprio celular. Outro dispositivo que promete chamar atenção é o fone de ouvidos sem fio, o IconX, com sensores de espacialidade e controle sensível ao toque. Completa a tríade de dispositivos o novo Gear VR, uma atualização dos óculos de realidade virtual da Samsung.

SAMSUNG NOTE - Com design moderno e laterais arredondadas, o Note7 é top de linha da marca. A pré-venda do aparelho (R$ 4.299), que tem lançamento marcado para a primeira quinzena de setembro no Brasil, começa já no dia 22 de agosto. Quem comprar durante esse período vai também receber o IconX e o Gear VR pelo mesmo preço. O dispositivo virá com funcionalidades já características da marca, como resistência à poeira e à água, e promessa de bateria ainda mais robusta. “Dobramos o armazenamento interno para 64GB de memória. E também há espaço para um cartão expansível (micro SD) de até 256 GB. Dá para levar todos os seus arquivos no seu bolso”, destacou Renato Citrini, gerente de produtos da divisão de dispositivos móveis da Samsung Brasil.

Foto: Divulgação - Foto: Divulgação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação
Foto: Gustavo Belarmino/NE10 - Foto: Gustavo Belarmino/NE10
Foto: Gustavo Belarmino/NE10 - Foto: Gustavo Belarmino/NE10
Foto: Gustavo Belarmino/NE10 - Foto: Gustavo Belarmino/NE10

Outra novidade anunciada é a conexão USB-C, usada pela primeira vez em um celular da Samsung. Mas nada de conta a mais para quem tem cabos do modelo antigo e quer migrar. No itens inclusos já está o adaptador.

Um dos destaques do Note7 é a segurança do dispositivo, que agora vem - além do reconhecimento de digitais - com o leitor de Iris. A tecnologia permite que a câmera do aparelho leia os seus olhos e guarde as informações para realizar, por exemplo, o desbloqueio da tela ou login em alguns aplicativos. A privacidade também foi reforçada com uma pasta onde você pode guardar dados confidenciais, chamada de "Secure Folder".

O aparelho virá (para o Brasil) em 3 cores diferentes: preto, prata e dourado. No exterior, contará ainda com o azul.

CANETA INTELIGENTE - A stylus do Note7 vem mais "sabida" e vira mais que um acessório para riscar no celular. Com ela é possível tomar notas mesmo na tela bloqueada e ainda usá-la como tradutora. Também é possível usar a canetinha para criar GIFs animados, com a função Smart Select. Com certificação IP68, dá para usá-la até debaixo d'água. A fabricante reforça que a ponta mais fina a deixa perto da sensação de um pincel ao tocar a tela.

GEAR ICONX - Embora já tenham sido anunciados desde junho, os mini fones de ouvido inteligentes da Samsung puderam ser postos em prática durante o evento desta terça-feira. Os aparelhinhos intra-auriculares não têm qualquer tipo de fio ligando-os ao smartphone ou um ao outro. O controle das músicas, volume e liga/desliga são feitos com toques sutis no equipamento. Inicialmente previsto para o fim de 2016, o gadget deve chegar ao mercado juntamente com o Note7 - uma vez que virá grátis para quem comprar o celular na pré-venda. Outro diferencial é que o fone possui memória interna de 4GB e funciona como um dispositivo "fitness". Ele monitora batidas cardíacas e conta seus passos. O IconX não funciona com iOS ou outros sistemas operacionais, só com o Android.

Foto: Divulgação IconX. Foto: Divulgação

RIO 2016 - Não por acaso, a Samsung escolheu o Rio de Janeiro para apresentar seus novos dispositivos. A fabricante sul-coreana é uma das patrocinadoras dos jogos olímpicos e, além da coletiva, inaugurou também o Samsung Galaxy Studio, uma espécie de memorial tecnológico com produtos do passado e do futuro da empresa. Na área, é possível conhecer o lançamento Note7 além de usar recursos como o Samsung Pay (método de pagamento via celular e que, no futuro, também será possível realizar com a íris). Neste ambiente futurista, o visitante vai navegar por modelos antigos de telefones, apresentados com telas translúcidas com projeções que explicam mais sobre o aparelho.

Toda visita é “guiada” por um Note7, que deve ser encaixado em totens de cada uma das missões. Entre elas está um desafio de corrida ou luta de boxe, em que o jogador usa o corpo (e os fones IconX) para acertar os alvos. Há também uma instalação artística que exibe as "memórias” de quem entra na capsula de espelhos. Como? Conectando a conta do Instagram do visitante à experiência. Sensacional. Entre as brincadeiras você também pode ser um DJ, compartilhando a composição da música com outros participantes.

Visita foi guiada por um Note7. Foto: Gustavo Belarmino/NE10 Visita foi guiada por um Note7. Foto: Gustavo Belarmino/NE10

A viagem segue para demonstrar a capacidade da câmera do Note7 em uma cápsula à meia luz, onde uma escultura quase imperceptível a olho nu ganha formas com a captura do celular, próprio para baixa luminosidade. Por fim, um pequeno museu, com várias das tochas usadas nas últimas olimpíadas e o histórico dos aparelhos lançados durante os jogos.

Assim que o Parque Olímpico for aberto ao público, os visitantes poderão experimentar o equipamento. “O Brasil é um mercado-chave para a Samsung”, disse Mr. Yoon, vice-presidente da divisão de produtos móveis da empresa no Brasil. “Isso reforça nosso compromisso com o País”, destacou. Para fechar o evento, o mascote dos jogos, Vinícius, subiu ao palco ao som do samba.

*Viajou a convite da Samsung.