Segundo pesquisa nacional, nordestinos preferem planos pré-pagos e usam mais 3G

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 29/07/2016 às 16:43
Foto: Free Images
Foto: Free Images FOTO: Foto: Free Images

Em um ranking relacionado aos serviços de telefonia no Brasil, o Nordeste aparece como a região que concentra o maior número de consumidores de planos pré-pagos. Em território nacional, 86% dos contratantes desse tipo de pacote são nordestinos. Por aqui, também, há mais gente usando a 3G - 76% das pessoas que navegam através do plano de dados estão nesta região.

Centro-Oeste, Sudeste e Sul dividem-se na primeira posição dos usuários de planos pós-pagos, cada uma com uma parcela de 24% da população nacional. Os dados são da pesquisa sobre o consumidor brasileiro da REDS, em parceria com o Centro de Inteligência Padrão (CIP).

No geral, o estudo constatou que 96% dos brasileiros acessam à internet, pelo menos, uma vez ao dia. Desses acessos, 37% são por meio do smartphone, 31% pelo notebook e 29% pelo computador. O pacote de dados 3G é ainda mais usado do que o 4G, com 65% de usuários, contra 35% do segundo.

A pesquisa, de caráter quantitativo, foi realizada em fevereiro de 2016 e contou com 1.933 entrevistados de todas as regiões do País. Eram homens e mulheres entre 15 e 70 anos, das classes A, B e C.