Versões falsas de Pokémon GO para Android podem até permitir espionagem por cibercriminosos

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 25/07/2016 às 21:10
Foto: Reprodução/Youtube
Foto: Reprodução/Youtube FOTO: Foto: Reprodução/Youtube

Jogo ainda não foi lançado oficialmente no Brasil. Foto: Reprodução/Youtube Jogo ainda não foi lançado oficialmente no Brasil. Foto: Reprodução/Youtube

Tudo bem que Pokémon GO é um fenômeno e que o fato de o app não estar oficialmente disponível no Brasil deixa muita gente ansiosa. Ainda assim, é preciso tomar cuidado para que o desespero para sair por aí caçando pokémons não coloque em risco a sua segurança ou a do seu smartphone. Por isso, a ESET, fornecedora de soluções para segurança da informação, alerta para aplicativos falsos que estão disponíveis na Google Play e são usados para inscrever usuários em serviços de SMS ou até mesmo espioná-los.

"Toda essa euforia dos fãs para ter acesso rápido ao jogo fazem com que os cibercriminosos se aproveitem desse momento para aplicar golpes”, explica Camillo di Jorge, Presidente da ESET Brasil.

LEIA MAIS

Finalmente, Pokémon Go chegou… ao Japão!

Pokémon Go impulsiona tímida estratégia da Nintendo no mercado móvel

Cuidado com o hype! Versão falsa de Pokémon Go pode infectar seu smartphone

Um desses aplicativos falsos é o Pokémon Go Ultimate, disponível para os usuários do Android. Ele fica oculto depois de obrigar a vítima a reiniciar o smartphone e passa a ativar anúncios pornográficos online, gerando receita para cibercriminosos.

Outros dois apps falsos na loja são o "Guide & Cheats for Pokemon Go" e o "Install Pokemongo". Ambos levam o usuário a instalar falsas soluções de segurança e, consequentemente, a pagar por serviços que não existem ou não são necessários.

Existe ainda uma versão modificado do Pokémon GO disponibilizado por lojas não oficiais. O app faz o download de um pacote de arquivos que solicita acesso a diversas aplicações. Assim, permite que os cibercriminosos tenham acesso ao smartphone, com o objetivo de espionar a vítima.