Microsoft alerta: só resta uma semana para quem quiser fazer a atualização gratuita para o Windows 10

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 22/07/2016 às 16:08
W10 FOTO:

Se você é dono de um computador/notebook que possui como sistema operacional uma versão autorizada do Windows 7 ou 8.1 - ou ainda está pensando em formatar a sua máquina - fique esperto: você só tem até o dia 29/07 (também conhecido como "sexta-feira que vem", ou chamado aqui no Nordeste de "de hoje à oito") para fazer o upgrade gratuito para o Windows 10.

O prazo não será estendido, ou seja, depois desta data, para fazer o upgrade será necessário comprar o Windows 10.

Após o final do período de atualização gratuita, o consumidor que quiser adquirir o pacote do Windows 10 deverá acessar a Microsoft Store  e escolher a versão mais adequada.

Existem duas versões do Windows 10, a Home e a Pro. A primeira é voltada para o usuário doméstico, uma versão "normal" do sistema operacional, igual a que todo mundo tem em casa, e custa R$ 469,99. A versão Pro é destinada ao público corporativo, possui as mesmas funcionalidades da Home, mas ainda conta com criptografia avançada, login remoto, criação de máquinas virtuais e outros. Custa R$ 809,00. Ou seja: NÃO PERCA O PRAZO DO UPGRADE!

As duas edições do W10 possuem versão para estudantes - que têm descontos a partir do programa de apoio à educação da Microsoft. Para o caso de usuários que possuem máquinas com versões anteriores ao Windows 7 (tais como Vista e XP), o upgrade não está disponível gratuitamente.  É importante verificar se o computador em que o Windows será instalado atende às exigências de hardware necessárias para suportar o novo sistema.

E se eu não fizer o upgrade? O Windows 10 tem suas vantagens - é um sistema operacional melhor e mais ágil do que seus irmãos mais velhos. Além disso, o sistema mais atual recebe todas as atualizações de segurança mais recentes, o que ajuda a proteger sua máquina.

A Microsoft já não oferece mais o suporte base à versão 7 do Windows desde 13 de janeiro de 2015 e a versão 8.1 terá suporte gratuito somente até janeiro de 2018, ao contrário do Windows 10, que oferecerá suporte base aos usuários até outubro de 2020, além da opção estendida, que será oferecida até outubro de 2025.

ANIVERSÁRIO - Pouco depois do fim do prazo, no dia 02/08, a Microsoft vai liberar a atualização de aniversário do Windows 10, com vários recursos novos. O Windows Hello, que permite acessar o sistema por reconhecimento de rosto ou pela impressão digital, e o Windows Defender, antivírus da Microsoft, são as novidades que trazem mais segurança desde o momento de iniciar o computador até buscas automáticas e periódicas de malwares no PC, fornecendo notificações e resumos quando estão completas e caso encontrem eventuais ameaças.

W10d

A atualização ainda traz o Windows Ink, um aplicativo que permite ao usuário escrever na tela do dispositivo como se fosse no papel, criando anotações e lembretes ou desenhos mais elaborados. Windows Ink pode ser integrado com o Office e outros aplicativos como o Microsoft Edge e Mapas, para trazer o poder da escrita em todos os lugares.

Para os gamers, o Xbox One vai ganhar o recurso “Play Anywhere”, na qual ele poderá comprar somente um jogo e utilizá-lo tanto no Xbox One quanto em seu PC, com seu progresso compartilhado, jogo e vitórias salvas.