Finalmente, Pokémon Go chegou... ao Japão!

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 22/07/2016 às 11:45
Foto: AFP/TORU YAMANAKA
Foto: AFP/TORU YAMANAKA FOTO: Foto: AFP/TORU YAMANAKA

com informações da AFP

Não foi dessa vez, galera... Apesar das promessas (mais para "boatos") de que seria lançado aqui essa semana, Pokémon Go ainda não está disponível para os smartphones brasileiros. Mas, por outro lado, finalmente foi lançado em sua terra natal, o Japão.

A caça ao Pikachu e a outras criaturas imaginárias finalmente começou no Japão, pátria dos pokémon: o jogo Pokémon Go, que causou furor em todo o mundo, foi lançado na manhã desta sexta-feira no país, após uma espera insuportável para milhares de seguidores.

Disponível oficialmente em quarenta países, Pokémon Go também está ativo a partir de agora no arquipélago, para os smartphones que funcionarem com os sistemas Android do Google e iOS da Apple. O estúdio Niantic, criador do aplicativo, confirmou seu lançamento em seu site.

> Ações da Nintendo disparam quase 16% com o efeito Pokémon Go

> Pokémon Go impulsiona tímida estratégia da Nintendo no mercado móvel

> Mais popular do que o Tinder e pornografia, Pokémon GO eleva valor de mercado da Nintendo em US$ 7,5 bi

Na bolsa de Tóquio, a ação da Nintendo, inventora há duas décadas destes monstrinhos, ganhava 6,8%, a 29.920 ienes.Com este aplicativo, os jogadores podem capturar os pokémons na vida real, olhando atentos aos telefones, graças à realidade aumentada, uma tecnologia que faz elementos virtuais aparecerem no mundo real.

A França deveria ter recebido o jogo na semana passada, junto com grande parte do resto da Europa, mas a The Pokémon Company decidiu adiar sua chegada após o atentado em Nice. Para além do aspecto lúdico, o frenesi Pokémon Go gerou muitos incidentes no mundo, a ponto de as autoridades de muitos países emitirem recomendações de segurança.