STF suspende decisão da Justiça do Rio. WhatsApp voltará a operar no Brasil

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 19/07/2016 às 17:40
whatsapp-voltou-blog FOTO:

com agências

O Supremo Tribunal Federal suspendeu a decisão da Justiça do Rio de Janeiro em bloquear o WhatsApp em todo País. Com a ordem, o serviço deverá voltar a funcionar normalmente nas próximas horas. A decisão foi do ministro Ricardo Lewandowski, ao analisar ação impetrada pelo PPS (Partido Popular Socialista).

Em sua decisão, o presidente do STF afirmou que ordem "fere liberdade de expressão e manifestação". O ministro afirmou ainda que a medida é desproporcional, uma vez que afeta grade parte da população. Segundo o magistrado, o aplicativo é usado inclusive para o envio de intimações, portanto, o bloqueio "fere o direito e a segurança da Justiça". A decisão foi publicada em liminar, e tem caráter provisório - mas permite ao WhatsApp voltar a qualquer momento.

"Defiro a liminar para suspender a decisão proferida pelo juízo da 2ª Vara Criminal da Comarca de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, restabelecendo imediatamente o serviço de mensagens do aplicativo Whatsapp, sem prejuízo do exame da matéria pelo relator sorteado", escreveu Lewandowski.

O próprio Facebook também está informando os usuários que os serviços do aplicativo foram restabelecidos:

WhatsApp-Image-20160719

O CASO - Em uma decisão de 19 páginas, a juíza Daniela Barbosa, do estado do Rio de Janeiro, ordenou mais cedo à Embratel, à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e a todas as operadoras de telefonia móvel do país a "suspender imediatamente o aplicativo WhatsApp", sob pena de "multa de R$ 50.000 por dia". Por volta das 14h, o serviço caiu, e não retornou ainda.

> ‘É chocante’, diz fundador do WhatsApp sobre bloqueio no Brasil

> “Bloqueio judicial ameaça comunicação das pessoas”, afirma Whatsapp

Na decisão, Barbosa detalhou que o bloqueio do serviço foi determinado porque o Facebook se negou a entregar uma série de dados requeridos para um interrogatório policial no município de Duque de Caxias, no norte do Rio. "Passos indiscriminados como estes ameaçam a capacidade das pessoas para se comunicar, para administrar seus negócios e viver suas vidas. Como já dissemos no passado, não podemos compartilhar informações às quais não temos acesso", afirmou a companhia americana em uma nota curta.

O WhatsApp alega que não armazena o conteúdo das conversas. Em abril, a empresa terminou de implementar seu sistema de criptografia de ponta a ponta, que codifica as mensagens durante o envio para proteger a privacidade dos usuários.

A sentença volta a trazer à tona a insistência das autoridades brasileiras sobre a necessidade de recuperar as comunicações entre supostos criminosos, enquanto o WhatsApp argumenta que o programa não conta com servidores que armazenem tais conversas.

A juíza, que afirma que o Facebook foi notificado em três ocasiões para entregar as mensagens, criticou também a empresa americana por responder à polícia com uma lista de perguntas em inglês, tratando o Brasil como uma "republiqueta". O último bloqueio do serviço, ordenado em maio por um juiz da pequena cidade de Lagarto, no Sergipe, foi suspenso quando a Justiça aceitou o segundo recurso do WhatsApp, mais de 24 horas depois do serviço ser desativado.

Executivo do Facebook no Brasil será investigado por obstrução de Justiça pela Polícia Civil do Rio de Janeiro

WhatsApp pede que usuários brasileiros promovam abaixo-assinado contra futuros bloqueios no serviço

Na ocasião, o fundador e presidente do Facebook, Mark Zuckerberg, qualificou o bloqueio do aplicativo como "muito alarmante em uma democracia". Em março, em um caso similar, o vice-presidente do Facebook para a América Latina, Diego Dzodan, foi detido e passou quase 24 horas preso porque, segundo a Justiça, a empresa se negou em reiteradas ocasiões a entregar informações.

O WhatsApp está instalado em mais de 90% dos smartphones do Brasil, onde se calcula que 100 milhões de habitantes usam o aplicativo gratuito, o que converte o país no segundo maior usuário do serviço, atrás da África do Sul.