Cesar terá faculdade com dois cursos até 2017: Ciências da Computação e Design

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 18/07/2016 às 15:03
GM180716018 FOTO:

Um desejo antigo do Cesar (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife) está mais próximo de se tornar realidade. A sede da empresa recebeu hoje o ministro da Educação, Mendonça Filho, para a assinatura da homologação do credenciamento da futura Faculdade Cesar Educação, a expansão do braço educacional da instituição na graduação superior.

Serão dois cursos: Ciências da Computação e Design, com 50 vagas em cada, com o início das aulas previsto para o segundo semestre de 2017 ou no início do ano seguinte. De acordo com o superintendente do Cesar e Diretor Geral da faculdade, Sergio Cavalcante, a grade dos cursos ainda precisa ser definida junto ao MEC. "Precisamos ter isso bem afinado pois o formato dos cursos fugirá do tradicional. Queremos usar a experiência de Problem based learning que usamos no mestrado e no doutorado para a graduação", explica Cavalcante.

A faculdade funcionará com um turno para as disciplinas específicas de cada curso (Design pela manhã e Ciências da Computação à noite) e à tarde os alunos dos dois cursos estudarão juntos para discutir problemas reais de clientes do Cesar. "Normalmente, os cursos começam com uma parte mais didática e no fim se parte para a prática. Aqui será o oposto: na primeira semana os alunos nem vão para a sala de aula. Vamos visitar empresas, hospitais, canteiros de obra e outros lugares em busca de problemas que podem ser solucionados pela tecnologia", conta o diretor geral.

Alunos de Design e Ciências da Computação dividirão a mesma sala. Foto: Guga Matos/JC Imagem Alunos de Design e Ciências da Computação dividirão a mesma sala. Foto: Guga Matos/JC Imagem

A proposta é que a formação seja pautada nos conceitos de inovação e empreendedorismo. A partir do 3º período, os estudantes terão contato direto com clientes do próprio Cesar, para o desenvolvimento de novas soluções. "A faculdade será paga, não temos como fazer de outro jeito. Mas queremos que os alunos possam conseguir bolsas junto aos nosso clientes, trabalhando em soluções reais que podem virar produtos no futuro", conta Cavalcante. Para o ministro Mendonça Filho, o Cesar poderá desenvolver seu know-how em educação voltada para novos negócios. "Tenho certeza que o Cesar proverá educação de qualidade, pois já é uma referencia nacional em todas as áreas em que atua", acredita.

As aulas acontecerão no prédio do Cesar.Edu, na Rua do Brum, 77, onde já funciona os mestrados e doutorados. O corpo de professores sairá do quadro profissional da empresa, incluindo professores que já passaram pelo Centro de Informática da UFPE, como Silvio Meira, Geber Ramalho e o próprio Sergio Cavalcante.

Aulas serão no Cesar.Edu, na Rua do Brum. Foto: Guga Matos/JC Imagem Aulas serão no Cesar.Edu, na Rua do Brum. Foto: Guga Matos/JC Imagem