Armazém da Criatividade entre as dez iniciativas mais inspiradoras do mundo em ambientes de inovação

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 06/07/2016 às 9:48
armazem FOTO:

Iniciativa do Porto Digital, em parceria com o governo do Estado, o Armazém da Criatividade de Caruaru é uma tentativa de levar para o Agreste pernambucano o know-how de inovação desenvolvido no parque tecnológico da capital. Esse projeto foi o único indicado em todas as Américas ao prêmio Inspiring Solutions, promovido pela Associação Internacional de Parques Tecnológicos e Áreas de Inovação (IASP).

A competição, que está em sua terceira edição, foi criada pela IASP para compartilhar o conhecimento de forma global e também reconhecer iniciativas relevantes dos parques tecnológicos e ambientes de inovação. No caso do projeto brasileiro, a ideia é qualificar o polo de confecções local- em termos de design e modelo de negócios - de forma que ele possa competir a nível mundial.

Os vencedores do Inspiring Solutions serão conhecidos na conferência mundial da IASP, a ser realizada em setembro, em Moscou. O Armazém da Criatividade compete com soluções da Estônia, Reino Unido, Espanha e Holanda, além de uma iniciativa da Nigéria. A Turquia é o país com maior número de candidatos - três indicações

"Os Armazéns da Criatividade são unidades remotas do Porto Digital que dão suporte à inovação e ao empreendedorismo, atuando de forma integrada com as instâncias de ensino, ciência e tecnologia, em estreita articulação com setores produtivos da região em que estão instalados", explica Francisco Saboya, diretor presidente do Porto Digital.

"Estamos satisfeitos pelo reconhecimento da IASP. O Armazém da Criatividade que já inauguramos, em Caruaru, enche os olhos de todos que o visitam. Os conceitos que trabalhamos lá, assim como as instalações físicas, não destoam de outros ambientes de inovação que já conheci em diversos países e culturas. Esse destaque ao Armazém da Criatividade é uma conquista mais do que merecida", explica.

O primeiro Armazém da Criatividade (existe um projeto para instalar um segundo, em Petrolina) foi inaugurado em outubro de 2015 no Polo Comercial do município. O ambiente tem 1,8 mil m² de área, nos quais estão dispostos laboratórios, salas de treinamento, incubadora, estúdio de fotografia, showroom e coworking, além de um núcleo empresarial com salas comerciais para instalação de novos empreendimentos.

Além do foco na cadeia produtiva da moda, o Armazém da Criatividade também se destaca como um ambiente para o desenvolvimento de projetos na área de Tecnologias de Informação e Comunicação, em especial no desenvolvimento de games. O ambiente também dará suporte tecnológico a projetos nas áreas de animação, design gráfico e de produto.