Google lança YouTube Kids no Brasil

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 01/07/2016 às 14:57
Youtube FOTO:

Vejamos alguns dos vídeos mais vistos no Youtube hoje:

A AMOEBA CUROU MEU BEBÊ : WHO'S YOUR DADDY : MINECRAFT

Peppa Pig em Português Brasil: Fazendo Compras

A MÉDICA LOUCA !! | PARTE 3 - PRISÃO | TURMA LELE MAGALI

Minecraft : SPIDER-MAN DO FUTURO vs IRON MAN DOURADO - BATALHA DE HERÓI

Percebeu uma tendência? São todos vídeos voltados para o público infantil.

Numa época em que não praticamente existem mais programas infantis fora da TV fechada, os pais estão recorrendo à internet na hora de fornecer conteúdo em vídeo para seus filhos. Se na minha época a gente ficava em frente à TV assistindo desenhos na Xuxa, Angélica, Eliane e derivados, as crianças de hoje estão de olhos grudados os smartphones e tablets.

Pois bem, a Google - que não é besta - está ligadíssima nisso e lançou no Brasil o app YouTube Kids, que reúne esse conteúdo voltado para as crianças de uma forma mais lúdica e acessível. Chega de ter que ficar buscando vídeos da Peppa na plataforma (e assim detonar seu algoritmo, já que nos seus vídeos recomendados, sempre está lá a porquinha rosada).

"O app foi construído desde o princípio com as famílias e as crianças em mente, tornando a experiência de encontrar vídeos mais fácil e divertida", explica Antoine Torres, diretor do YouTube Kids para a América Latina. "Estamos felizes em trazer o YouTube Kids ao Brasil e ansiosos em contribuir com uma experiência mais adequada para as famílias".

Em seu primeiro ano de lançamento lá fora, o YouTube Kids foi baixado mais de 10 milhões de vezes.  A versão brasileira dará destaque, por sua vez, ao conteúdo produzido aqui, como Turma da Mônica, Patati Patatá, Vila Sésamo, Galinha Pintadinha, Manual do Mundo, Bob Zoom, Show da Luna, Ticolicos e muitos outros.

"Desenvolvemos o YouTube Kids para ser a experiência ideal do YouTube para as famílias, permitindo que as crianças explorem sua imaginação e curiosidade", explica Torres. É possível navegar por conteúdo de canais e playlists em quatro categorias: Séries, Música, Aprender e Explorar.

Como não poderia deixar de ser, a Google incluiu no app app recursos que ajudam os pais na hora de controlar a experiência para suas famílias. Quando os pais abrem pela primeira vez o YouTube Kids, eles aprendem como o sistema recomenda conteúdo e também como podem denunciar um conteúdo impróprio. "Sempre buscamos oferecer conteúdos adequados para as famílias, mas nenhum sistema é perfeito. Se você encontrar qualquer vídeo que considere inadequado, pedimos que o denuncie. Isso ajuda a tornar o YouTube Kids melhor para todos", afirma o executivo da empresa.

YTK

As buscas podem ser configuradas para que a criança possa acessar os milhões de vídeos disponíveis para o público infantil na plataforma ou para manter um ambiente mais limitado. Em todos os casos, os pais decidem qual a melhor forma de navegar. O app ainda tem um timer que avisa a criança que o tempo dela acabou e encerra a atividade.

YouTube Kids funciona sem a necessidade de login e sem estar atrelado a uma conta. "Também removemos as funcionalidades típicas de uma experiência autenticada, como upload de vídeos, compartilhamento etc", conta Torres. Quando os pais abrem o YouTube Kids pela primeira vez podem escolher entre três diferentes grupos de idade (pré-escolar, escolar ou todas as crianças), alterando a tela inicial com vídeos dentro dos interesses de cada fase das crianças.

O app ainda tem o recurso de em 360°: basta mover o smartphone ou tablet para qualquer direção e ver o que está acontecendo. O aplicativo ainda terá playlists com curadoria de parceiros importantes, como a Fundação Lemann. E para deixar a experiência ainda mais completa, o YouTube Kids pode transmitir o conteúdo para uma TV usando Chromecast, Apple TV ou videogames compatíveis.