Totens de recarga USB para smartphones podem ser vetores de golpes, alerta a Kaspersky Lab

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 22/06/2016 às 14:16
USB FOTO:

Salões de embarque de aeroportos, shoppings, táxis, grandes eventos, cafés e muitos outros lugares hoje contam com os famosos totens para carregar seus celulares na tomada e via entrada USB. É claro: todo mundo depende do smartphone hoje e nem sempre a carga dura o dia todo. Porém, essa "salvação" pode se tornar sua desgraça.

O pessoal da  Kaspersky Lab recomenda que os usuários tenham atenção dobrada com esses dispositivos. É que além de carregar o aparelho, a conexão por USB permite a transferência de dados, então é possível preparar um ataque para um modelo específico ou vários.

"Modelos modernos já permitem bloquear a comunicação com o telefone, mesmo assim alguns dados ainda podem ser coletados, como o modelo, número IMEI, número do telefone, status da bateria, entre outros. Em todos os casos, o maior risco é a infecção direta/física do smartphone", alerta a Kaspersky Lab.

Os especialistas nos dão algumas recomendações, como sempre usar o seu próprio carregador e evitar comprar ou usar cabos de fabricantes desconhecidos. Outra dica é usar a tomada para recarregar seu celular em vez da porta USB, especialmente quando for usar um totem em aeroportos ou outros locais públicos. Por fim, não use os cabos de carregamento que ficam nos totens ou em táxis.