Cinco coisas do nosso dia a dia que vieram da Química

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 18/06/2016 às 11:07
Untitled FOTO:

Mais do que aquela matéria do colégio que você não entendia nada - mas era obrigado a estudar - a Química é um dos maiores instrumentos transformadores da humanidade. Ela está no DNA de tudo, inclusive de nós mesmos.

Por isso, hoje, Dia do Químico, o pessoal da BASF (que faz muito mais do que fitas VHS, veja  você...) nos ajudou com uma listinha das cinco coisas que são essenciais no nosso dia a dia e que surgiram a partir do estudo da Química (e que também foram criadas por eles, claro)

E da próxima vez que você estiver quase dormindo na aula de Química, lembre-se: Walter White era professor de Quimica, então cuidado.

play

Brinquedos

A química faz parte das brincadeiras de crianças de todo mundo. Para desenvolver brinquedos seguros, a indústria química criou uma série de soluções, entre elas o poliestireno e o plastificante. O poliestireno está presente no planejamento e concepção de diversos brinquedos. Em 1974, a BASF forneceu a matéria-prima para os bonequinhos do Playmobil e, desde 1977, está presenta nas peças do mais famoso brinquedo de montar: o Lego.

Já os plastificantes, responsáveis pela flexibilização dos plásticos, podem ser encontrados em brinquedos mais macios e dobráveis.

beer

Cerveja e vinho

Responsáveis pela filtração e estabilização das cervejas e vinhos, os polímeros de PVP mantém a qualidade das bebidas por mais tempo. Produzido pela BASF, o Divergan impede que a cerveja perca sua qualidade antes de seis meses. É também o Divergan que impede que o sabor da “loirinha” mude depois de algum tempo.

jeans

Calça Jeans

Para colorir as calças mais famosas do mundo, a BASF desenvolveu corantes de anilina, alizarina e índigo para a indústria têxtil. Com o pigmento Indigo Blue, a companhia foi a primeira fornecedora da tonalidade azulada pela qual as calças jeans são tão famosas.

fraldas

Fraldas

Com o intuito de melhorar a qualidade das fraldas desenvolvidas nos anos 50, a indústria química investiu em pesquisas para encontrar alternativas mais absorventes que o algodão. A resposta foram os polímeros superabsorventes.

Conhecidos como SAPs, eles podem absorver várias vezes seu próprio peso em fluido e retê-lo, mesmo sob pressão, ou seja, não há retorno do líquido absorvido.

shoes

Calçados

Desde uma delicada sapatilha até uma bota de alpinismo, uma chuteira de futebol, um sapato de segurança ou um tênis de última geração, sem os poliuretanos os calçados não seriam tão leves ou confortáveis. Presentes em todas as partes, do solado às peças decorativas, esses componentes dão mais desempenho e proporcionam muito mais durabilidade para todos os tipos de calçados. Patins do tipo roller blading e rodas de skate só se tornaram econômicas e resistentes graças à introdução de peças de poliuretano, fortes e resistentes à abrasão.