Cuidado com o golpe do Burguer King no Whatsapp

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 31/05/2016 às 17:08
image001 FOTO:

Recado do pessoal da ESET: parem de cair no golpe do Burguer King, que está se espalhando pelo Whatsapp! Gente, estamos em 2016, desconfiem de tudo. É o velho ditado, que diz "não existe almoço grátis" - nesse caso, literalmente.

O golpe da vez é um falso cupom de desconto no Burger King, no valor de R$ 50. "Mas seu objetivo é inscrever as vítimas em diferentes serviços de mensagens paga, sem que as mesmas percebam", avisa a galera da ESET.

Como funciona: envia-se  uma mensagem para contato conhecido ou algum grupo do WhatsApp, convidando as pessoas a participarem de uma pesquisa e compartilhá-la com seus contatos para obter o cupom de desconto no valor de R$ 50.  Ao clicar no link do falso voucher, o usuário é direcionado para uma página para responder quatro questões, que incluem frequência de visitas às lojas da rede, se é cliente Burger King, se já usou algum cupom de desconto e ainda qual a distância da loja mais próxima de sua casa.

image004

Mas não se enganem, o objetivo das perguntas é desviar a atenção da vítima, que em um esforço para ganhar um dos 150 cupons restantes, continue a responder às perguntas. Em seguida, o usuário é avisado da disponibilidade de 14 cupons de desconto ainda. Na etapa seguinte, a vítima se torna o principal propagador do golpe, uma vez que para ganhar o falso prêmio deve antes compartilhar a pesquisa com dez amigos ou em três grupos do WhatsApp. Passada essa etapa, uma mensagem informa que falta somente uma única ação para finalizar o processo para recebimento do voucher.

Para que a vítima finalize rapidamente o processo, uma imagem exibe a mensagem de que a "oferta é válida durante os próximos 225 segundos” ou por quatro minutos. Dessa forma, o usuário acaba aceitando as condições sem prestar atenção ao conteúdo. Na sequência, uma nova mensagem é exibida, informando que a vítima não ganhou o voucher, mas que receberá outras promoções.

“Esse tipo de golpe que usa engenharia social tem ficado cada vez mais frequente. Nos últimos meses, verificamos uma série de golpes do voucher falso propagadas via WhatsApp que usam marcas famosas, como Zara, Starbucks, McDonalds, entre outras. Por esse motivo, a ESET temos feito um intenso trabalho de educar e conscientizar as pessoas sobre os riscos a que estão expostos e como se manterem protegidos de golpes como esse”, afirma Camillo Di Jorge, Presidente da ESET Brasil.

Um diferencial desse golpe do Burger King é que os cibercriminosos acrescentaram uma linha de código que não permite que buscadores, como o Google ou Bing, consigam indexar o conteúdo falso, usando a função " noindex ". Dessa forma, a campanha permanecerá mais tempo sem ser detectada e só será acessada pelas vítimas que acessarem diretamente o link. Identificada inicialmente no Brasil, a campanha falsa também foi detectada em países de língua italiana, espanhol, inglês e alemão.

Para ajudar os usuários, a ESET listou cinco dicas de como evitar cair em golpes como esse:

· Não clique em links estranhos ou suspeitos enviados por meio de mensagens de texto, WhatsApp ou outros aplicativos de mensagens ou redes sociais.

· Nunca forneça informações pessoais, se a fonte não é confiável.

· Não instale aplicações de repositórios não oficiais.

· Não compartilhe mensagens suspeitas ou que pareçam não vir de uma fonte confiável.

· Use uma solução de segurança que bloqueie aplicações maliciosas ou sites fraudulentos.