Conecta Recife é ampliado e antenas ganham upgrade

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 31/05/2016 às 20:45
Foto: Andrea Rego Barros
Foto: Andrea Rego Barros FOTO: Foto: Andrea Rego Barros

O projeto Conecta Recife, que leva internet wi-fi gratuita a diversos pontos da cidade, inaugurou ontem uma nova fase com mais 19 pontos de acesso instalados – levando o total para 93, distribuídos por seis regiões da capital (veja a lista completa no final do post). Além disso, a partir deste mês, o usuário não precisa mais realizar o cadastro para utilizar a internet, além de ter a velocidade e tempo de navegação ampliados.

A qualidade do sinal também deve melhorar nas próximas semanas. As antenas estão sendo trocadas em todos os 93 pontos por aparelhos com a tecnologia Omni, que possui maior ganho e raio de cobertura do sinal, passando de 60 para 80 metros. A velocidade passou de 640 Kbps para 1 Mbps.

Grande parte dos pontos do Recife Antigo e da Avenida Boa Viagem, como o Dona Lindu e os três Jardins, os mais acessados, já estão com os novos equipamentos em funcionamento. A previsão é que até o fim do semestre, todos sejam trocados.

“Nosso foco é expandir para as pessoas que mais precisam e em locais que tenham infraestrutura já instalada do município. Agora estamos investindo em wifi indoor, com tecnologia de ponta, aproveitando a estrutura administrativa e otimizando os custos. Na Upinha da Guabiraba, focamos nas salas de espera, onde o cidadão circula e pode acessar do dispositivo móvel, a principal porta de entrada dos acessos. Hoje, temos em média 6 mil pessoas acessando o serviço por dia. Com a ampliação, queremos alcançar a marca de 10 mil por dia e 300 mil por mês", afirmou o presidente da Emprel, Eugênio Antunes.

O projeto também disponibiliza para o usuário um serviço para reclamações e avisos de falhas no sistema, através da central telefônica 156. A sala de monitoramento, chamada Network Operations Center, localizada na Emprel, recebe o chamado do cidadão em tempo real e a partir disso, são enviadas equipes para a manutenção da rede.

Cada usuário tem disponível duas horas de acesso contínuo com velocidade mínima de 1 Mbps. Após este período o acesso cai e o usuário deve se conectar novamente para restabelecer o acesso. Cada hotspot suporta em torno de 100 usuários simultaneamente com qualidade suficiente para desempenhar tarefas como assistir vídeos, baixar arquivos, navegar na internet e nas redes sociais.

Onde tem?

Região Noroeste - Praça do Derby (2 zonas wifi); Parque da Jaqueira (7 zonas wifi); Parque Santana (3 zonas wifi); Praça do Morro da Conceição; Praça do Trabalho; Sítio Trindade (2 zonas wifi); Mercado de Casa Amarela; Biblioteca Municipal de Casa Amarela, Upinha da Guabiraba.

Região Centro - Praça da República, Casa da Cultura (3 zonas wifi), Parque 13 de Maio (4 zonas wifi); Rua da Aurora; Praça do Arsenal; Rua da Guia; Rua do Bom Jesus; Avenida Rio Branco; Av. Marquês de Olinda; Forte do Brum; Rua da Moeda; Av. Alfredo Lisboa; Rua Madre de Deus; Marco Zero (4 zonas wifi); Forte das Cinco Pontas; Mercado da Boa Vista; Mercado de São José (2 zonas wifi);

Região Oeste - Mercado do Cordeiro; Mercado da Madalena (2 zonas wifi); Praça da Avenida do Forte;

Região Sudoeste - Mercado de Afogados; Praça de Jardim São Paulo; Praça de San Martin; Jardim Botânico (02 zonas de wifi); Biblioteca de Afogados.

Região Sul - Lagoa do Araçá (2 zonas wifi); Pina, em frente ao JCPM e em frente ao Hotel Transamérica; Avenida Boa Viagem, em frente ao Hotel Atlante Plaza, nos 1º, 2º e 3º jardins e nos quiosques 3,16,18,20,22,24,26,28,30,32,33,34,38,45 e 51; Pracinha de Boa Viagem (2 zonas wifi); e Parque Dona Lindu (3 zonas wifi).

Região Norte - Compaz Alto Santa Terezinha (08 zonas de wifi); Mercado da Encruzilhada (04 zonas de wifi).