ZenFone 3, ZenBook 3 e até o robô Zenbo: conheça tudo que a Asus apresentou no Computex 2016

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 30/05/2016 às 10:46
ASUS Chairman Jonney Shih encourages developers and partners to join the Zenbo ecosy FOTO:

A Asus apresentou hoje na Computex 2016, direto do futuro (mais precisamente, 11 horas no futuro, no fuso horário de Taipei, em Taiwan), toda sua linha de  produtos, na conferência chamada Z3nvolution. E quando falo "toda", é TODA mesmo, já que os aparelhos mostrados pelo presidente da empresa, Jonney Shih, incluem não só o novo smartphone topo de linha da marca, o ZenFone 3, mas também novos ZenBooks, híbridos Transformers 3 e Transformer 3 Pro, PCs da linha Republic of Gamers e até um robô, o simpático Zenbo.

"Durante décadas, os seres humanos sonharam em ter um companheiro: um que é inteligente, querido e sempre à disposição. A nossa ambição é permitir a computação robótica para todas as famílias", afirmou Shih na sua introdução. Zenbo é um robô doméstico projetado para oferecer ajuda, entretenimento e companhia para as famílias.

ASUS Chairman Jonney Shih on-stage with ASUS first robot Zenbo! Jonney Shih e Zenbo, na Computex 2016

O robô tem uma funcionalidade específica que ajuda os familiares mais velhos, como proativamente fornecer lembretes, de forma falada, de informações importantes, como compromissos, a hora do remédio, horários de exercício e qualquer outra coisa que precisa ser lembrada. Zenbo também monitora a casa para situações de emergência - como quedas - e imediatamente responde a elas, notificando os familiares especificados em seus smartphones. Quando recebem uma notificação de emergência, os membros da família podem controlar remotamente o Zenbo para movê-lo para perto e usar sua câmera embutida para verificar visualmente seu ente querido.

Para crianças, o Zenbo pode contar histórias interativas e oferecer jogos de aprendizagem que estimulam a criatividade e habilidades de pensamento lógico. Ele possui um biblioteca de histórias, e faz diferentes vozes para dar vida às fábulas, enquanto exibe imagens em sua tela que podem ser sincronizadas com a iluminação a iluminação da sala. Em casa, o Zenbo pode se conectar e controlar vários dispositivos domésticos inteligentes e tradicionais, incluindo luzes, televisores, aparelhos de ar condicionado e muito mais. Quando o proprietário está ausente, Zenbo age como uma câmera de segurança por controle remoto.

O Zenbo não tem uma previsão de lançamento, mas espera-se que esteja disponível ainda neste ano, ao preço de US$ 599 (R$ 2.160).

 

Zenfone 3

Um dos aparelhos mais premiados na Computex, o Zenfone 3 é o novo  topo de linha da Asus, com display Super IPS + de 5,5 polegadas Full HD (1920 por 1080) com até 500cd/m² de brilho. O aparelho chama a atenção pelo design, com uma moldura fina, proporção de tela-corpo de 77,3% e partes dianteiras e traseiras encapsuladas com Corning Gorilla Glass 2.5D resistente a riscos.

O Zenfone 3 é equipado com uma câmera de 16MP com tecnologia ASUS TriTech autofocus, que seleciona automaticamente entre o laser de segunda geração, detecção de fase e foco automático contínuo para conseguir um foco preciso em apenas 0,03 segundos, resultando em imagens nítidas em qualquer condição. Ele ainda é o primeiro smartphone do mundo a ser equipado com o novo processador Qualcomm Snapdragon 625 octa-core. Como é tradição nos melhores ZenFones, o aparelho tem 4 Gb de RAM.

Complete ZenFone 3 Family

Além do modelo tradicional, o ZenFone 3 vem em duas outras versões. A Deluxe é o crème de la créme da parada. Ele é construído com uma estrutura monobloco de liga de alumínio leve e resistente, com uma borda finíssima de apenas 4,2 milímetros, display Super AMOLED de 5,7 polegadas Full HD (1920 por 1080), processador Qualcomm Snapdragon série 820, e incríveis 6GB RAM.

A câmera também ganhou um upgrade: 23MP com o sensor de imagem IMX318, da Sony, abertura da lente f / 2.0 e 4 eixos de estabilização óptica. O Zenfone 3 Deluxe tem um sensor de impressão digital embutido que está perfeitamente posicionado na parte traseira do telefone. A tecnologia Quick Charge 3.0 reduz o tempo de recarga de bateria a porta reversível USB 3.0 Type-C facilita muito a conexão ao carregador e aos acessórios.

O outro ZenFone 3 é o Ultra, vencedor do prêmio Computex 2016 Best Golden Choice Award. Display de 6,8 polegadas Full HD (1920 por 1080), é o primeiro smartphone do mundo a ter a exclusiva tecnologia de vídeo ASUS Tru2Life+, que utiliza um processador de imagem de TVs 4K para otimizar cada pixel de cada quadro antes de ser exibido, resultando em contraste e nitidez superiores. O Zenfone 3 Ultra também tem bateria de alta capacidade da 4600mAh para desempenho de longa duração e tecnologia Quick Charge 3.0 para recarga em pouco tempo.O aparelho ainda funciona como power bank (bateria auxiliar) com saída 1.5A para carregar rapidamente outros dispositivos móveis.

Notebooks e híbridos

O ZenBook da próxima geração foi completamente redesenhado, com chassis 11,9 milímetros e pesando apenas 910g. Fino e poderoso: o aparelho conta com um processador Intel Core i7, 16GB de 2133MHz RAM, até um 1TB PCIe Gen 3 x4 SSD e tela de 12,5 polegadas. O  ZenBook 3 apresenta um teclado retroiluminado e touchpad coberto de vidro, além de um leitor de impressão digital embutido. A bateria fornece até 9 horas de trabalho, com tecnologia de carga rápida até a capacidade de 60% em apenas 49 minutos.

ASUS ZenBook 3_UX390_Intel Core i7 processor and 1TB SSD (1)

 

O ASUS Transformer 3 Pro é um 2-em-1 (tablet + PC) que combina desempenho e portabilidade. Tela de 12,6 polegadas com uma resolução de 2880 por 1920 e uma densidade de pixels 275ppi para imagens detalhadas, processador Intel Core i7 e tem até um 1TB PCIe x4 SSD e 16GB de RAM 2133MHz. A câmera traseira 13MP permite aos usuários capturar fotos de alta resolução e vídeos, e uma câmera frontal com reconhecimento facial do Windows Hello permite que os usuários façam login convenientemente com apenas um olhar rápido.

Transformer 3  Pro T303_01

 

 

 

Numa versão bem mais simples, o ASUS Transformer Mini pesa apenas 790g com o teclado ligado. O aparelho possui um display de 10,1 polegadas e tem um descanso integrado com um design da dobradiça inteligente stepless patenteado que se abre para 170 °. O teclado ergonômico destacável tem 1,5 milímetros e um descanso para os pulsos integrado para uma experiência de digitação confortável.

 

Outros lançamentos da Computex foram o monitor ASUS Design Curve MX34VQ, com 34 polegadas, ultra-largo (3440 por 1440) e o PC Gamer ROG XG Station, uma estação com placa gráfica externa preparada para experiências com realidade virtual.

MX34VQ frontROG XG Station 2 (1)