[Dia dos Namorados] - Aplicativos para encontrar alguém e não passar a data ~forever alone~

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 26/05/2016 às 12:36
tin3 FOTO:

barrinhaNamorados

Faltam 17 dias, ou seja, ainda dá tempo de você encontrar uma companhia para passar o Dia dos Namorados este ano. Maneiras não faltam para conhecer pessoas por aí, mas tem um método que vem ganhando espaço e caindo no gosto da galera: aplicativos de encontro.

Existia uma época que procurar pela sua metade da laranja (dois amantes, dois irmãos...) na internet era visto com estranheza pelas pessoas. Bate-papo do UOL, mIRC, fóruns online, páginas como Par Perfeito e etc pareciam mais armadilhas do que plataformas de encontro ("cuidado, pode ser um tarado", ou "com certeza ela deve estar se passando por outra pessoa", por aí vai).

tin1

Mas o tempo mostrou que era apenas uma questão de inclusão digital. Na medida que cada vez mais pessoas estavam se conectando, mas pessoas queriam usar a rede para se conectar. E gente que de outra maneira nunca se conectaria - por morarem distante umas das outras, por não frequentarem o mesmo lugar, ou até mesmo por timidez na hora do approach - passou a marcar encontros e conhecer pessoas, para amizade ou algo mais, através da rede.

Fizemos então uma lista atualizada dos serviços mais utilizados hoje em dia, para ajudar o seu Dia dos Namorados. Temos opções para todos os gostos e expectativas e lembrem-se de usar os aplicativos com responsabilidade. As ferramentas são amorais, ou seja, não fazem juízo de valor do que o que você quer com elas. Seja para pegação ou para o romance, as ferramentas estão aí, utilize com cautela.

tinder

Tinder

É o mais popular, embora não seja o mais usado no Brasil (esse título é de outro app). Ele praticamente definiu o formato de todos os outros aplicativos similares. Lançado em 2012, está presente em 196 países e cada dia, são mais de 26 milhões de matches, com mais de dez bilhões de matches desde o lançamento.  Em 2015, a empresa lançou o Tinder Plus, oferecendo vantagens premium para os usuários, o Rewind - que permite desfazer um like ou unlike - e o Passport, que permite conhecer pessoas de outras localidades. O login é feito através da conta do Facebook e permite integração com as fotos do Instagram.

happn

Happn

Foi o pioneiro numa premissa muito legal. Todo mundo já, por exemplo, pegou um ônibus e viu uma pessoa fantástica, linda, maravilhosa... mas que desceu na parada seguinte. Ou foi num show e avistou aquela figura fantástica, mas não teve coragem de se chegar. Pois bem, quando você passa por uma pessoa na vida real, o perfil dela aparece no aplicativo (se ela tiver conta, claro).  A qualquer momento você pode ver o perfil da pessoa na linha do tempo. Estará indicado o número de vezes que você cruzou o caminho da pessoa, assim como o lugar e o momento do encontro. Dê um like secreto e a pessoa não ficará sabendo, a não ser que seja mútuo! Mas se quiser chamar a atenção dessa pessoa, pode lhe enviar um "charm" para tentar iniciar o papo.

badoo

Badoo

Lembra que eu disse que o Tinder era o mais popular, mas não o mais usado por aqui? Esse título é do Badoo, que de acordo com a pesquisa CONECTAi Express, é o preferido de 33% dos internautas brasileiros (contra 15% do Tinder). De resto, ele é bem parecido com os dois anteriores: mostra as pessoas que estão perto de você e com quem você deu de cara na vida real. Possui uma versão paga que te garante "superpoderes" como reverter um like ou unlike, mandar um superlike. Foi lançado em 2006 - ainda como site - e hoje possui 312 milhões de cadastros em 190 países.

down

Down

Antigamente, existia um app chamado "Bang with friends" (quase como um "pegue seus amigos"), que promovia encontros entre as pessoas na sia lista de contatos. Tem um crush no seu Facebook? manda um like lá no Bang que se tiver retorno, ele dá o alerta. O app criou certa polêmica, então teve que voltar remodelado: Down. A premissa é a mesma, mas foram adicionados recursos semelhantes ao Tinder, para dar aquela disfarçada. Para não estragar as amizades, ele permite que você demonstre se sua intenção é namoro mesmo ou só pegação.

divino

Divino Amor

Resumindo: é o Tinder evangélico. O app é a versão mobile do site de namoro cristão, administrado pelo Match.com (mesma galera do Par Perfeito). Não tem muito o que dizer mesmo...

Mais do mesmo: Fora os mencionados, existem os apps genéricos que possuem basicamente o mesmo serviço, como Lovoo, Par Perfeito, OkCupid, KickOff, WeChat, NowMe e por aí vai. Procurar essas alternativas vai da sua disponibilidade em experimentar novas plataformas, mas a experiência de uso é quase a mesma (com uma diferença no banco de dados de usuários).

tin4

GLBT

Todos os apps mostrados anteriormente (menos o Divino Amor, por razões óbvias) permitem que você busque tanto por pessoas do sexo oposto quanto do mesmo sexo. Porém, existem aplicativos destinados exclusivamente ao público gay, em duas diversas vertentes. A ideia é criar um nicho específico na qual as pessoas se sintam mais confortáveis em interagir.

grindr

Grindr

Resumindo: é o Tinder gay. Em vários aspectos: funcionalidades, popularidade, versão paga e etc. IMportante ressaltar que ele é voltado para o público masculino, e possui categorias como "discreto" e "geek", que ajudam na hora de escolher um par. Diferentemente de outros apps, permite começar uma conversa a partir da própria tela inicial, sem precisar de um match.

Além do Grindr, outro app popular é o Scruff, que em sua opção paga possui filtros ilimitados, como idade, etnia, altura/peso, situação sentimental, preferências sexuais, e mais.

wapa

Wapa

Resumindo: é o Grindr das minas. A interface dos dois é muito parecida, inclusive no quesito de não precisar do match para começar a conversar. O aplicativo é bem rigoroso na proteção contra a criação de perfis fakes, como uam forma de proteger suas usuárias de assédio indevido. Da mesma forma, é possível denunciar perfils por má conduta. Ainda permite o uso de mensagens em vídeo e tradução automática.

Além do Wapa, existem outros apps direcionados ao público feminino, como o Fem e o Her.

growlr

GROWLr

Esse aplicativo atende exclusivamente um nicho: dos "ursos", ou "bears", que são gays masculinos que tendem a ter corpo peludo e barba, podem ser muito grandes ou pesados. Enfim, quem é já sabe, não preciso ficar aqui explicando. O GROWLr é para vocês: possui mais de 6 milhões de cadastros no mundo todo, permite o envio de fotos e vídeos privados, só é permitido para maiores de 18 anos e proíbe terminantemente fotos com nudez ou sexo.