Cuidado com o uso de VPNs para driblar o bloqueio do Whatsapp

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 03/05/2016 às 12:11
vpn FOTO:

vpn

Para tentar furar o bloqueio do Whatsapp no Brasil, feito pelas operadoras de internet por ordem da Justiça (a pedido da Polícia Federal e do Ministério Público), muitos usuários estão recorrendo ao mascaramento dos seus endereços de IP, através de redes virtuais provadas, ou  VPN (Virtual private network). Essa prática, entretanto, pode oferecer riscos.

"O VPN é como uma ponte que conecta o seu dispositivo a uma rede estrangeira, ou seja, livre dos impedimentos impostos pela justiça. Ao fazer download desse tipo de app, há riscos de vazamento de dados particulares do dispositivo, então é bom usar essa alternativa com cautela", alerta o Gerente de Segurança da PSafe, Emílio Simoni.

O uso seguro das VPNs é mais recomendado para usuários com um nível avançado de conhecimento técnico. Opções gratuitas e com código aberto, como o Openvpn, são mais recomendadas, já que a comunidade de usuários pode verificar a segurança. "Ainda que a decisão da justiça tenha sido alterada, é importante que os usuários sempre busquem mais informações sobre os aplicativos que baixam e permissões que eles pedem", complementa Simoni.

Ainda assim, esse recurso só vale se os outros usuários estejam fora do País ou utilizando ferramentas semelhantes, já que o aparelho com um VPN instalado ainda assim não conseguirá trocar mensagens com outros aparelhos bloqueados - além de causar lentidão na conexão.

Ferramentas de mascaramento de IP são muito utilizadas em países que impõem controle da rede, como é caso da China, onde internautas usam VPNs para fugir da barreira da censura.