Governo alemão subsidiará compra de veículos elétricos

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 27/04/2016 às 17:33
Alexander Dobrindt - Foro: AFP/ODD ANDERSEN
Alexander Dobrindt - Foro: AFP/ODD ANDERSEN FOTO: Alexander Dobrindt - Foro: AFP/ODD ANDERSEN

Alexander Dobrindt - Foro: AFP/ODD ANDERSEN Ministro dos transportes alemão, Alexander Dobrindt, num carro elétrico da BMW - Foto: AFP/ODD ANDERSEN

da AFP

Todo dia é um 7x1. O governo alemão anunciou hoje que subsidiará a compra de veículos elétricos a partir de maio, atendendo uma antiga reivindicação dos fabricantes alemães de automóveis.

O Estado dedicará uma partida de 600 milhões de euros e os fabricantes alemães o mesmo montante, anunciou o ministro das Finanças, Wolfgang Schäuble, em Berlim.  Cada compra de um veículo 100% elétrico será subsidiada com até 4.000 euros (2.000 de dinheiro público e 2.000 do fabricante).

Para os híbridos recarregáveis, o valor será de somente 3.000 euros, seguindo a mesma pauta de 50/50. Berlim declara há algum tempo seu apoio ao setor de carros elétricos e tem como objetivo que um milhão de veículos elétricos circule pelas ruas alemãs em 2020, mas até agora se negava a financiar diretamente a compra de veículos.

Com as medidas anunciadas, "daremos um verdadeiro impulso, que fará avançar a tecnologia e também baixar os preços", declarou o ministro da Economia, Sigmar Gabriel, que espera que a Alemanha supere a barreira de 500.000 veículos elétricos rapidamente.

O governo também prometeu 300 milhões em investimentos até 2020 em estações de recarga e 100 milhões de euros para a compra de veículos elétricos para o parque de automóveis público. No total, estimular o setor custará 1 bilhão de euros aos cofres públicos.