Entenda o que faz o recurso HDR, presente nas TVs e smartphones

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 24/03/2016 às 9:21
À direita, imagem com HDR
À direita, imagem com HDR FOTO: À direita, imagem com HDR

À direita, imagem com HDR Na esquerda, imagem com HDR

Sabe quando você vai tirar uma foto com seu smartphone (principalmente num ambiente com menos luz) e o sistema sugere que você use o recurso HDR, prometendo uma qualidade melhor de imagem? Já se perguntou o que significa isso e como ela pode dar um upgrade na sua foto?

O pessoal da Samsung tirou essa dúvida. Segundo eles, HDR significa high dynamic range (ou alto alcance dinâmico). O que ele faz é basicamente “fundir” quadros que foram capturados em diferentes níveis de exposição – um mais claro, outro mais escuro e um no meio termo, por exemplo. "O resultado, após ser processado, é uma imagem (em foto ou vídeo) de maior contraste, com todas as áreas da cena bem iluminadas e, normalmente, com cores ainda mais vívidas", explica a empresa.

Até pouco tempo atrás, o recurso era aplicado em vídeos nas telas das melhores salas de cinema. A marca, entretanto, já dispõe de TVs que conseguem garantir esse melhor contraste e cores mais vivas. As telas de nanocristais usadas nos modelos JS9500, JS9000, JS8500 e JS7200 têm intensidade de brilho mais alta, e por isso são capazes de reproduzir níveis de sombra e cores fielmente, trazendo imagens ainda mais próximas do que o consumidor vê “do lado de fora”. Os modelos disponíveis hoje têm de 50 a 88 polegadas, e custam a partir de R$ 6.500,00.