Mercado brasileiro de PCs caiu 36% em 2015

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 09/03/2016 às 12:22
Foto: AFP.
Foto: AFP. FOTO: Foto: AFP.

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De acordo com os dados do estudo PCs Tracker Q4, da IDC Brasil, o ano de 2015 não foi nada bom para o mercado brasileiro de computadores. Ao todo, foram vendidos 6,6 milhões de computadores entre janeiro e dezembro do ano passado, uma queda de 36% na comparação com 2014.

“2015 foi o pior ano desde 2005, quando o país comercializou quase a mesma quantidade de máquinas, porém se tratava de um mercado novo, que estava em ascensão. O ano passado foi um período de altas frequentes do dólar e das taxas de desemprego e o país enfrentou um momento político-econômico cheio de conturbações. Isso refletiu diretamente na decisão de compra dos consumidores”, conta Pedro Hagge, analista de pesquisa da IDC Brasil.

Do montante de aparelhos vendidos, 2,6 milhões eram desktops (queda de 36%) e 4 milhões eram notebooks (também queda de 36%), sendo 32% comercializados para o mercado corporativo e 68% para o consumidor final.

A receita, entretanto, não caiu na mesma medida, tendo uma redução de apenas 13%, por causa da diferença no preço dos aparelhos entre o ano passado e o anterior.  “Em 2014, um computador custava, em média, R$ 1694. No ano passado, este valor foi para R$ 2323, ou seja, o tíquete médio cresceu 37%”, diz o analista da IDC Brasil.

A queda não deve parar em 2016. “Esperamos uma queda de 18% em unidades e um crescimento de 20% no tíquete médio. Com o fim da Lei do Bem, os preços dos computadores devem ficar, no mínimo, 10% mais altos na comparação com o ano passado”, adianta Hagge.