Organização da Campus Party Brasil barra entrada de alimentos e gera revolta

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 28/01/2016 às 12:15
Foto: Monique Nascimento
Foto: Monique Nascimento FOTO: Foto: Monique Nascimento

Foto: Monique Nascimento Foto: Monique Nascimento

Uma discussão na entrada da Campus Party Brasil, em São Paulo, entre uma palestrante e a organização do evento acabou virando caso de polícia, ontem.

Mariana Bonfim, do Renegados Cast estava escalada para participar da palestra "URC - A Batalha das Sagas", que rolou ontem, às 23h, no Palco Comunidades. Entretanto, ao chegar no evento, Mariana contou no seu Facebook que foi barrada pela organização por tentar entrar com comida na área dos campuseiros.

"Nas 8 edições anteriores, sempre se permitiu entrar com comida e bebida de fora. Uma tradição na madrugada são as pizzas que chegam de moto e entram na área fechada para alimentar os campuseiros. Mas não sei porque, a nova organização do evento mudou as regras e proibiu a entrada com alimentos de fora, incluindo as pizzas", contou Mariana.

A comida que ela levava e foi proibida de entrar era da filha da palestrante, um bebê de 1 ano e sete meses:

"Fui ao evento com a Malu pois hj a noite palestrei por lá. Pois bem, proibiram a entrada da comida da minha filha! Alface, tomate, purê de batata doce e carne desfiada. Esta inocente papinha de bebê não pode entrar no evento. Fui convidada pela organização a dar de comer para ela do lado de fora. Não tive dúvidas. Chamei a polícia"

A entrada da comida está sendo barrada por um acordo que a organização fez com os restaurantes que vendem alimentos dentro da feira. Mariana conta que os PMs tentaram argumentar com a organização, sem sucesso. Ela teria sido aconselhada pela polícia a registrar BO e contratar um advogado para processar a Campus Party Brasil, e teve que alimentar a filha do lado de fora.

CPTW

A repercussão do episódio foi tamanha que até a Telebras, patrocinadora principal do evento, deu uma bronca na organização, retuitando uma mensagem enviada pelo blogueiro Jonny Ken. Posteriormente, a organização da Campus nos alertou que o a conta @TelebrasCPBR, que teria retuítado e comentado o caso, é um perfil fake, e não pertence à patrocinadora do evento.

 

Nos "Termos E Condições Gerais Para a Compra e Uso de Ingressos e Serviços e Regras De Comportamento da Campus Party Brasil 2016" não especifica a proinição da entrada de participantes com alimentos. O único parágrafo que discorre sobre o tema só pede que os campuseiros não comam na área dos computadores. Os únicos alimentos permitidos lá são snacks:

- Está proibido comer na área de computadores qualquer alimento que seja proveniente dos serviços de alimentação que existem no evento; todos estes alimentos deverão ser consumidos, obrigatoriamente, na área reservada para esta finalidade. Só serão permitidos na área de computadores aqueles alimentos considerados snacks. Todo material descartável deve ser colocado nas lixeiras dispostas pela MCI BRASIL S/A.

A organização da Campus Party chegou a enviar uma nota de esclarecimento sobre o caso, afirmando que "a entrada de alimentos no evento está apenas restrita na Arena, área dos computadores, e consequentemente no camping, por questões de higiene e segurança". E que essas informações já teriam sido divulgadas no Guia do Campuseiro, enviado a todas as pessoas inscritas no evento.

Tradicionalmente, os campuseiros costumam pedir comida através do serviço de delivery para serem entregues no espaço do evento, principalmente pizzas. A própria Mariana conta que isso aconteceu durante a sua palestra. " E sabe o que me deixou mais triste? Durante o palco que apresentei, uma pessoa da platéia estava a comer pizza quentinha e recém entregue", relatou a moça, que ainda disse que entrou em contato com o PROCON/SP e registrou ocorrência.

Foto: Monique Nascimento Foto: Monique Nascimento