Possível nono planeta é encontrado no Sistema Solar

Publicado em 20/01/2016 às 15:26
Imagem: NASA/JPL-Caltech/R. Hurt (SSC/Caltech)
Imagem: NASA/JPL-Caltech/R. Hurt (SSC/Caltech) FOTO: Imagem: NASA/JPL-Caltech/R. Hurt (SSC/Caltech)

Imagem: NASA/JPL-Caltech/R. Hurt (SSC/Caltech) Imagem: NASA/JPL-Caltech/R. Hurt (SSC/Caltech)

Um planeta gigante até agora desconhecido, chamado de Planeta X (sem relação com a Xuxa), pode ter sido descoberto recorrendo os confins do Sistema Solar, anunciaram cientistas americanos.

"O objeto tem uma massa cerca de 10 vezes maior que a da Terra e orbita aproximadamente 20 vezes mais longe do Sol do que Netuno", aponta a pesquisa da CalTech University, feita pelos professores Mike Brown e Konstantin Batygin e divulgada na publicação especializada Astronomical Journal.

Brown e Batygin foram os mesmos caras que rebaixaram Plutão à categoria de planeta anão em 2006. Tá certo que Plutão é menor do que a Lua, mas a gente já estava acostumado com ele, não precisava rebaixá-lo dessa forma... E parece agora que os astrônomos querem nos compensar com esse planeta misterioso.

Enfim, Brown e Batygin estavam de olho nos objetos que ficam ali na vizinhança Cinturão de Kuiper (depois de Netuno, primeira à direita, segue reto até o fim da rua)  e perceberam que seis pequenos objetos possuíam órbitas canalizados para o sol em uma formação muito específica, com uma probabilidade quase nula disso ser uma coincidência é quase nula. Ou seja, alguém está puxando esses objetos em sua órbita. Planeta X.

Se os astrônomos estiverem corretos em seus cálculos, o Planeta X estaria orbitando o Sol a uma distância jamais anotada pelos cientistas. Para ele dar uma volta completa no Sol, levaria 15 mil anos - Netuno, nosso vizinho com a órbita mais longa, leva 164 anos.

Porém, mais evidências são necessárias. Não é a primeira vez que a possibilidade da descoberta de um novo planeta no nosso sistema é anunciada. Mas também não é a primeira vez que um planeta é notado por causa da forma com a qual sua gravidade afeta objetos ao seu redor, antes mesmo de ser visto através de telescópios.  Enquanto a situação não se define, astrólogos aguardam ansiosamente a revisão de seus mapas astrais. Isso foi uma piada.