Para entrar no mercado de streaming de vídeo, Apple estaria de olho na Time Warner

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 15/01/2016 às 11:50

APPLEvsNET22

Toda vez que um modelo de negócios vai muito bem, o mercado inteiro corre para copiar. A bola da vez é a Netflix, que de uma locadora online passou para a líder no segmento de streaming de filmes, seriados, desenhos e documentários - tanto que fechou parcerias com grandes do mercado para a produção de conteúdo próprio e só no Brasil já fatura mais do que o SBT (R$ 1 bilhão contra R$ 850 milhões).

A Amazon, com o Amazon Video, é o principal concorrente hoje (mas bem atrás, com cerca de 13% do marketshare) e a Hulu (uma joint venture da Disney/ABC Television Group, Fox e NBC/Universal) também tenta morder um pedaço dessa torta, mas falha pela limitação geográfica (só opera nos EUA e Japão). Mas tudo indica que tem um cachorro grande vindo aí...

A Apple estaria interessada em comprar parte do grupo Time Warner, dona da HBO e da Warner Bros. O negócio é que o grupo deve fazer em breve um spin off e vender uma das suas empresas para compensar a perda recente de valor de mercado. Seria a oportunidade perfeita para a empresa comandada por Tim Cook entrar nesse mercado com conteúdos de peso, como Vila Sésamo e Game of Thrones.

Além da Apple, a AT&T - dona da DirecTV - também estaria de olho no spin off da Time Warner, de acordo com o NY Post, que deu a notícia em primeira mão. Mas a questão é totalmente especulativa, uma vez que o tal spin off não foi confirmado pelo grupo Time Warner, muito menos o fato de que se isso acontecer, eles venderiam justamente a HBO, um dos maiores ativos do grupo.

Por enquanto, a própria HBO possui dois serviços de video on demand: um para os assinantes do canal a cabo, o HBO GO, que possui todas os filmes e documentários que estão em cartaz no canal, além de todas as séries que a HBO já produziu (incluindo pérolas como Band of Brothers e Sopranos) e as séries atuais assim que elas são transmitidas na TV. Para não-assinantes, existe o HBO Now, serviço de assinatura que contempla o mesmo catálogo.