Startups pernambucanas em imersão de dois meses no Vale do Silício

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 13/01/2016 às 6:39
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As seis empresas de tecnologia da informação e economia criativa escolhidas pelo Porto Digital para participar de um programa de imersão de dois meses no Vale do Silício, chegaram no último domingo à Califórnia. BigHut, Inloco Media, Oncase, Silicon Reef e Suati participaram ontem da abertura da primeira turma do Deep Dive, realizado pelo parque tecnológico pernambucano, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

A palestra de abertura aconteceu na Mind the Bridge Foundation, onde fica o escritório da Apex nos Estados Unidos, e foi feita pelo investidor e ex-Executivo Chefe de Operações da Microsoft, Richard Belluzzo. O tema foi  "Os erros mais comuns no momento de escalar seu negócio", em sintonia com a proposta do programa. “Ele é voltado justamente para quem tem um produto formatado, que já vende. A primeira turma foi para o Vale do Silício, mas nossa ideia é visitar outros países também”, explica o diretor de inovação do Porto Digital, Guilherme Calheiros.

Ainda esta semana, as empresas selecionadas farão apresentações individuais na própria Mind the Bridge Foundation, que possui um programa de empreendedorismo personalizado e adaptado para ajudar os participantes internacionais desenvolver o seu modelo de negócios, totalmente imersos dentro do ecossistema e da cultura do Vale do Silício.

O chamado Startup School, que dura três semanas, está na agenda dos participantes do Deep Dive, bem como um cronograma previamente elaborado pela Apex e pelo Porto Digital contendo mentoria individual, workshops temáticos e reuniões de negócios com possíveis investidores.

“Nossa expectativa para a fase de imersão é que elas ampliem consideravelmente sua rede de relacionamentos, aperfeiçoem seus modelos de negócio e sejam contagiadas pelo espírito disruptivo do Vale”, afirma a gerente de Investimentos da Apex-Brasil, Maria Luisa Cravo Wittenberg.

Segundo o presidente do Porto Digital, Francisco Saboya, a expectativa é que os participantes dessa primeira turma do Deep Dive contagiem o ecossistema pernambucano quando voltarem. “Esse é apenas o nosso primeiro mergulho, mas esperamos que a parceria se perpetue e que possamos levar mais empresas para outros ambientes de inovação”, comenta.