Girafa "das antigas" é reconstituída em 3D por pesquisadores britânicos

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 13/01/2016 às 18:22
"Olha, mãe! Um Sivatherium!"
Foto: AFP
"Olha, mãe! Um Sivatherium!" Foto: AFP FOTO: "Olha, mãe! Um Sivatherium!" Foto: AFP

"Olha, mãe! Um Sivatherium!" Foto: AFP "Olha, mãe! Um Sivatherium!"
Foto: AFP

Um antigo antepassado da girafa tinha chifres achatados na cabeça, além de patas e pescoço mais curtos, segundo um estudo publicado nesta quarta-feira pela revista Biology Letters da Royal Society britânica.

O animal chamado 'Sivatherium' viveu há mais de um milhão de anos na África e na Ásia. Quando estes vestígios foram descobertos na Índia nos anos 1830, os paleontólogos pensaram que se tratava de fósseis de renas - embora tivesse o tamanho de um elefante.

Pesquisadores do Royal Veterinary College de Hertfordshire, na Inglaterra, e da Universidade de Liverpool, realizaram uma reconstrução em 3D do esqueleto do Sivatherium, antes de estimar seu peso.

"Reconstituímos o esqueleto usando 26 ossos fósseis de Sivatheriums, o que nos permitiu recompor a cabeça, pescoço e patas", explicou à AFP Chrisopher Basu, do Royal Veterinary College. "Nos faltam as costelas, os ombros e os quadris", acrescentou.

Finalmente, o Sivatherium não tinha o tamanho de um elefante, mas pertencia à família das girafas. "Talvez inclusive tenha sido o maior mamífero ruminante de todos os tempos!", comemorou. "O animal que reconstruímos mede 1,8 metros na altura dos ombros", explica Chrisopher Basu. "Pensamos que os machos eram maiores, mas não sabemos até que ponto".  "Era um animal pesado com patas pequenas e quatro chifres na cabeça", descreve o cientista.

Dois chifres enormes de pelo menos 70 centímetros de comprimento coroavam a cabeça do animal, parecidos com o das renas. Outros dois, menores e pontiagudos, estavam na altura dos olhos. "Era provavelmente um animal impressionante", comenta.