Lua passa entre o Sol e desaparece do céu neste sábado

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 08/01/2016 às 11:49

Foto: Wikimedia Commons. Foto: Wikimedia Commons.

De repente, durante a noite, você olha para o céu e não encontra sequer um traço da Lua. Essa noite sem Lua pode até servir como elemento poético em diferentes músicas, mas o fenômeno é real e seu ápice ocorre nesse mês na noite do dia 9 de janeiro.

LEIA MAIS

O calendário astronômico de 2016

Calma, a Lua não vai sumir de verdade. O início da Lua Nova fará com que ela desapareça temporariamente do nosso olhar. Por volta das 23h30 (horário de Brasília), a Lua se posicionará exatamente entre o Sol e a Terra e não receberá nenhuma incidência significativa de luz solar. Assim, teremos a impressão de que ela vai se apagar do céu. O fenômeno ocorre às 23h30 (horário de Brasília).

Entretanto, o "sumiço" da Lua não insipira somente cantores sertanejos. Para o mundo científico, é um momento excelente para pesquisar o universo porque o brilho da Lua não ofusca os instrumentos de observação. De acordo com o presidente da Associação Riograndense de Astronomia (Anra), o professor Antônio Araújo Sobrinho, é claro que a Lua não some. O "sumiço"da Lua é algo comum durante a fase da Lua Nova. Nesse período, explica o cientista, é que devemos mirar os telescópios para o céu com o intuito de observar melhor outros corpos celestes.

"Muita gente acredita que a fase da Lua Cheia é a melhor fase para se usar o equipamento. Pelo contrário, para ver a Lua sem telescópio é ótimo. Mas os melhores detalhes tanto da Lua quanto de outros planetas ocorre nas fases de Lua Minguante ou Lua Crescente.", afirma.

Agora, para aproveitar o supra-sumo do que os outros astros podem oferecer, é muito melhor uma noite sem a Lua visível. "A luz que reflete durante a Lua Cheia ofusca muito as lentes dos telescópios. E a vantagem da noite sem lua é observar todos os demais astros com mais detalhes".

O professor Antônio Araújo também dá outra dica aos amantes do universo. O fenômeno da noite sem lua será estratégico para observar o planeta Vênus e os anéis de Saturno. Tudo bem que os dois podem ser vistos a olho nu e a conjução (sopreposição visual dos dois) que começou nesta quinta-feira, 7, já é um grande espetáculo a parte, mas a "falta" de Lua será uma mão na roda para que "até mesmo telescópios de pequeno porte consigam ver os detalhes desses dois astros", confirma Antônio.