Internet 5G será lançada comercialmente em 2020

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 07/01/2016 às 11:46

Foto: Reprodução. Foto: Reprodução.

O 5G, a tecnologia de banda larga móvel que substituirá o atual 4G, deverá chegar ao público em 2020. Este foi o anúncio feito pelo Franklin Flint, da Associação da Indústria de Telecomunicações. Ele apresentou um painel sobre o tema na CES, feira que acontece esta semana em Las Vegas.

LEIA MAIS

Testes do 5G no Brasil começam este ano

Até lá os desenvolvedores da tecnologia já terão passado pelas fases de testes e iniciarão as certificações e liberação para uso. Segundo o vice-presidente de engenharia da Qualcomm, Ed Tiedemann, o padrão do 5G já possui um cronograma. "A primeira fase de liberação será na segunda metade ou talvez terceiro trimestre de 2017. A segunda fase antes do final de 2019". Tudo, claro, são apenas previsões.

Pela experiência com a mudança do 3G para o 4G sabemos que o processo não é igual para todos os mercados. Mais do que ter a tecnologia disponível é necessário que os dispositivos móveis estejam compatíveis, o que demora algum tempo. As operadoras de telefonia também precisam realizar seus próprios testes e verificar a melhor janela de oportunidade para lançá-lo no mercado.

O 5G oferece velocidades de até 20 Gbps para o usuário. [Via CanalTech]