Novo padrão do Wi-Fi terá o dobro do alcance e menos consumo de energia

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 05/01/2016 às 10:57

Foto: Divulgação. Foto: Divulgação.

Um novo padrão de internet sem fio promete revolucionar o uso da internet das coisas. O novo Wi-Fi tem o dobro do alcance e está sendo construído para se adaptar melhor a aparelhos conectados.

Batizado de Wi-Fi HaLow (lê-se "Halo"), o novo padrão é uma extensão do atual 802.11ah. Ele possui um consumo de energia bem menor e foi projetado para funcionar em todos os tipos de aparelhos. E o mais importante: ele tem uma penetração maior de paredes, um dos maiores entraves da versão atual.

O alcance maior acontece porque o sinal é transmitido em frequências sub-1GHz, no espectro 900MHz, o mesmo usado por operadoras no Brasil. Além disso ele será retrocompatível: ou seja, um roteador Halow poderá oferecer internet para um dispositivo nas frequências 2 Ghz e 5 Ghz.

Hoje, a maior parte dos aparelhos conectados, de aparelhos de áudio a eletrodomésticos, usa o Bluetooth para se conectar. Mas a Wi-Fi Alliance, organização internacional que pesquisa e certifica o padrão, acredita que o Halow trará mais benefícios. A principal delas é a economia de energia, o que fará com que a vida útil dos aparelhos seja maior. Seu principal uso será em aparelhos conectados, sensores e vestuário.

A rivalidade deve continuar forte nos próximos anos. O Bluetooth anunciou para o ano que vem uma evolução, o que trará uma conexão mais estável.

wifi

Prazo

O novo Wi-Fi Halow chegará ao grande público apenas em 2018. Até lá os desenvolvedores e fabricantes farão testes e ajustes nesse novo padrão. Ainda é necessário saber, por exemplo, qual a quantidade de dados que é transferido de uma só vez, entre outros detalhes.

Apenas quem tem um aparelho compatível com a nova frequência poderá aproveitar os benefícios da tecnologia, por isso a popularização ainda deverá demorar certo tempo.