Telegram ganhou 1,5 milhão de usuários no Brasil por causa do bloqueio ao WhatsApp

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 17/12/2015 às 11:27

Reprodução. Reprodução.

O Telegram, o aplicativo russo de mensagens, ganhou mais de 1,5 milhão de usuários brasileiros em menos de 24 horas. A grande procura deu-se por causa do bloqueio do WhatsApp no Brasil determinado pela Justiça.

A procura foi tanta que o próprio Telegram enfrentou problemas para enviar a SMS de autenticação para novas contas. O número de ativações representa 75 novos usuários por segundo.

O Telegram possui diversas funcionalidades semelhantes ao WhatsApp, mas traz ainda funções como stickers, possibilidade de criar chats secretos e possui informações mais claras quanto à sua segurança e criptografia de dados.

Outros aplicativos também estão surgindo como alternativas ao WhatsApp, como o Viber, que afirmou ter 27 milhões de usuários no Brasil. Até o ICQ, popular no era pré-redes sociais, ganhou novos usuários. O app afirmou que triplicou a atividade de brasileiros nas últimas doze horas.

O que não falta é opção para se comunicar com esse bloqueio de 48 horas do WhatsApp: Messenger, também do Facebook, está funcionando normalmente. Ainda há o Hangouts do Google, DMs no Twitter, Instagram, Skype, entre centenas de outros.

VPN

Mesmo com tantas opções, que ainda precisa usar o WhatsApp pode recorrer ao VPN. Para isso é necessário baixar um novo aplicativo para fingir que você navegando em um outro país, o que acaba driblando o bloqueio. Os contatos da pessoa também precisam fazer o mesmo para poder ver a mensagem.

Existem vários VPNs para Android disponíveis na internet. É bom lembrar que as mensagens poderão ser lidas nessas redes e que nem todo VPN é confiável.