Invasão hacker a uma empresa de brinquedos expõe dados de 200 mil crianças

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 01/12/2015 às 13:25

vtech

Hackers invadiram os servidores da empresa VTech, de Hong Kong, que desenvolve brinquedos eletrônicos conectados. Com isso eles conseguiram roubar dados de quase 5 milhões de pais e responsáveis e mais de 200 mil crianças. O caso mostra a vulnerabilidade que ainda existe na tecnologia voltada para os pequenos.

O site Motherboard conseguiu contato com um dos hackers, que diz ter conseguido baixar um arquivo de 190 GB de fotos, registros de conversas e áudio das crianças com seus pais. A VTech coloca em seus brinquedos o acesso ao sistema Kid Connect, onde pais podem conversar com os filhos através do smartphone.

Entre os brinquedos vendidos pela VTech estão tablets infantis Innotab, que são voltado para crianças entre 3 e 9 anos. Uma das maiores fabricantes do mundo, a empresa distribui seus produtos para diversas partes do mundo, incluindo os EUA, onde fazem muito sucesso e também aqui no Brasil.

crianças

Mais de 2,3 milhões de pessoas (entre pais e filhos) estão cadastradas neste sistema. O hacker disse ter descoberto nome, endereço e dados de acesso dos adultos, além de primeiro nome, gênero e aniversário das crianças.

Segundo comunicado do hacker, a intenção não foi vender ou divulgar as informações, mas expor a falha de segurança do servidor.

Reação

A empresa VTech disse que já consertou todas as falhas de segurança e que está investigando as informações. Ela não comentou o vazamento das fotos, áudios e conversas.

A gravidade do caso foi suficiente para que a VTech cancelasse a venda de suas ações na bolsa de valores de Hong Kong. [Via Motherboard]