Facebook lança no Brasil o Instant Articles, serviço de leitura de notícias

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 01/12/2015 às 12:13

Foto: Divulgação. Foto: Divulgação.

O Facebook lançou nesta terça (1º) o serviço de notícias Instant Articles. Com esta função, os artigos abrem diretamente na plataforma da rede social, sem necessidade de ir para outra aba do navegador. O carregamento chega a ser dez vezes mais rápido, segundo a empresa.

"Hoje, uma notícia demora cerca de oito segundos para carregar, o que é, de longe, o tipo de conteúdo mais lento na plataforma. Os Instant Articles fazem com que a experiência de leitura seja 10 vezes mais rápida em relação às matérias da internet abertas em dispositivos móveis", disse o Facebook em um comunicado.

A leitura de notícias é a nova trincheira das redes sociais na busca por mais usuários e maior tempo de permanência na plataforma. Grandes sites como Twitter e Facebook estão investindo na parceria com grupos de comunicação e veículos jornalísticos. Eles miram tanto as mudanças pelas quais passam o setor de mídia, que dependem cada vez mais do engajamento online, quanto na busca dos usuários por conteúdo de maior qualidade.

O Twitter lançou por aqui o Moments, que traz uma curadoria de notícias feita por editores locais.

Inicialmente o Facebook fez parceria com sites como New York Times, Buzzfeed, The Atlantic, Time e outros. Em breve, novos veículos serão adicionados ao Instant Articles.

Por enquanto a função estará disponível para usuários iOS e em breve para Android. Como outras novidades, o Instant Articles chegará a todos os usuários de forma gradativa.