BlaBlaCar: popular aplicativo de caronas desembarca no Brasil

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 01/12/2015 às 15:25

BlaBlaCar - condutor com aplicativo

Um dos mais populares aplicativos de carona da Europa, o BlaBlaCar chegou ao Brasil neste mês. Com ele os usuários podem compartilhar carona com outras pessoas enquanto estiverem em viagens intermunicipais de carro.

Para oferecer a carona, basta indicar a cidade, a rota e quantos lugares vazios estão disponíveis no carro. O aplicativo localiza outras pessoas interessadas na mesma viagem. O BlaBlaCar será responsável por fazer a ponte entre os usuários.

"Nosso grande trunfo é a importância que damos à criação e à manutenção da confiança dentro da comunidade", disse ao MundoBit, Ricardo Leite, gerente da empresa no Brasil. "Hoje, quase 400 pessoas trabalham na BlaBlaCar e grande parte delas se dedica a nossas ferramentas de confiança." O escritório fica em São Paulo.

Para o aplicativo a expectativa para o Nordeste é bem promissora. "Dados do Ministério do Turismo publicados em outubro de 2015 indicam que 63% dos nordestinos que pretendem viajar nos próximos meses viajarão no próprio estado - naturalmente, uma fração ainda maior viajará pelo Nordeste. Queremos justamente ajudar a população a explorar a região", disse.

blabla

A ideia é que os usuários não usem o aplicativo para ganhar dinheiro, por isso o BlaBlaCar tem uma série de medidas para controlar esse tipo de atividade. A empresa ainda quer evitar a controvérsia em possíveis comparações com o Uber. "Nosso conceito é bem diferente. Na BlaBlaCar, os condutores não são motoristas profissionais, e sim pessoas comuns - estudantes, jornalistas, administradores - que viajam para compartilhar os custos da viagem, sem obter lucro", disse Ricardo.

Para evitar a existência do lucro, o BlaBlaCar adotou medidas como limitar os assentos de quatro lugares por carro, o que evita o uso de kombis e vans. A participação sugerida para cada passageiro é calculada com base na distância e nos preços de combustível e pedágios.

A BlaBlaCar está presente hoje em 20 países e tem 20 milhões de usuários.