Clima: Bill Gates e Mark Zuckerberg criam fundo para promover energia limpa

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 30/11/2015 às 15:03

Foto: AFP. Foto: AFP.

Mark Zuckerberg e Bill Gates se uniram com outros grandes nomes da área de tecnologia para criar um fundo privado voltado para energia limpa.

Chamado de Breakthrough Energy Coalition, o grupo vai investir em empresas e soluções que tenham o objetivo de aumentar a utilização de fontes de energia limpa. O fundo vai "focar em empresas em estágio inicial com potencial de produzir a energia do futuro, com emissão de carbono próximo a zero".

LEIA MAIS

Falsos cartazes protestam na COP21

Além de Zuckerberg e Gates, a iniciativa ainda tem Jeff Bezos, da Amazon, Jack Ma, do Alibaba e Richard Branson, da Virgin. Apenas Gates vai doar US$ 2 bilhões.

Em notícia relacionada, Gates anunciou nesta segunda (30) a Mission Innovation, um programa que une 20 países, incluindo o Brasil, cujo objetivo é dobrar o investimento em pesquisas voltadas para fontes de energia renováveis. A expectativa é chegar a US$ 20 bilhões nos próximos cinco anos.

Esses anúncios chegam na semana em que acontece em Paris a COP21, maior conferência do clima do planeta, organizada pela ONU. Essas iniciativas servem também para pressionar governos a dar mais atenção a questões urgentes sobre o meio ambiente. [Via Gizmodo, Facebook e Mission Innovation]

https://www.youtube.com/watch?v=MzDE8rTRqY4