CIEL.network, rede de tecnologia de Pernambuco, abre primeira chamada

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 30/11/2015 às 15:29

Os membros do CIEL. (Divulgação). Os membros do CIEL. (Divulgação).

O CIEL.network, iniciativa que reúne especialistas, instituições e estudiosos de todo o mundo, com sede aqui no Recife, abriu sua primeira chamada pública.

A rede servirá como uma plataforma para o futuro - pesquisa, planejamento, criação de protótipos e desenvolvimento. A primeira chamada já está aberta, para selecionar dez pessoas. “Essa primeira chamada é justamente para que as pessoas venham passar um tempo aqui no Recife. Essas pessoas não precisam ser doutores ou PHDs, mas buscamos pessoas que sejam espertas, que tenham capacidade de trabalho e que saibam fazer perguntas sofisticadas para ficar um tempo aqui com a gente”, explica Silvio Meira, um dos idealizadores do projeto.

“Temos que ter novas formas de criar experiências únicas a partir dos aprendizados dos erros de todos nós. A rede inicial de instituições no Porto Digital pode e irá crescer, na medida em que instituições comecem a oferecer espaços para acolher os visitantes do programa”, ressalta Silvio Meira.

O CIEL.network reunirá diferentes parceiros, realizará eventos, fará pesquisa, criará seções para desenvolvimento de políticas e de projetos demonstrativos, conectando e criando um ambiente de colaboração para engenheiros, pesquisadores, empreendedores, ativistas, políticos, jornalistas. O programa não irá oferecer fundos para ninguém, mas os coordenadores estão em negociação com o eusocio.com para criar um ‘crowdfunding’ para financiar parte da estadia dos selecionados no Porto Digital. Mais detalhes no site.

Lideradas pelo CESAR, doze instituições do estado fazem parte do CIEL.network. CESAR.edu, CIn, DEINFO/ufrpe, FG, GRUPODUCA, IKEWAI,LIKA, MUCHMORE, ISITICS, ARIES e Porto Digital. O programa foi lançado na última quinta (26), no Recife.