Hashtag #meuamigosecreto expõe machismo e hipocrisia no dia a dia

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 25/11/2015 às 13:23

hashtag-meuamigosecreto-denuncia-casos-de-machismo-no-twitter-e-facebook-1448460037121_615x300

Milhares de mulheres estão relatando abusos e machismos sofridos no cotidiano através da hashtag #meuamigosecreto desde a noite dessa segunda (23). As postagens estão acontecendo sobretudo no Facebook.

LEIA MAIS

Feministas utilizam a internet na luta diária contra o machismo

Nas mensagens, mulheres falam sobretudo sobre a hipocrisia de pessoas em relação à violência sexual, homofobia, misoginia e igualdade de gênero. Há também relatos de assédio. Mais do que uma "indireta" tão comum nas timelines, a campanha é uma ferramenta importante para pedir um basta para o machismo.

A campanha acontece semanas depois da enorme repercussão da hashtag #meuprimeiroassédio, criado pelo blog feminista Think Olga como reação aos posts pedófilos direcionados à jovem participante do reality show MasterChef Júnior.

meuamigo

Este ano foi bem prolífico para a luta contra o machismo e pelo fim da violência contra a mulher. E as redes sociais estão sendo usadas como armas importantes. No mês passado diversos atos organizados via Facebook ganharam as ruas do País para protestar contra o projeto de lei 5069, que dificulta o atendimento público de saúde para casos de estupro. No último dia 18, a 1ª Marcha Nacional das Mulheres Negras chamou atenção para mais políticas públicas para questões de gênero.

Veja alguns exemplos:

#?meuamigosecreto? fala que não se deve transar com qualquer um por aí, porque né, mulher rodada não arruma namorado.

#?MeuAmigoSecreto? passou anos tentando diminuir (às vezes aos gritos) a namorada porque sentia-se ultrajado pelas qualidades dela (talvez pq contrastassem com as limitacoes dele). Meu amigo secreto é de esquerda, mas só da porta de casa para fora. Meu amigo secreto persegue mulheres caracterizando-as como infiéis enquanto ele flerta na internet. Meu amigo secreto (que é plural, que são vários) é um cuchuzin danado, viu

#?Meuamigosecreto? virou "chefe" e passou a assediar todas as mulheres "que ganham menos" do que ele no trabalho. Ou seja, é o eterno babaca machista que nos inspira nessa campanha massa!

#?meuamigosecreto? diz que "odeia mulher ciumenta" e se define como um cara sem ciúmes. Mas adora dar aquela conferidinha besta, vez ou outra, nos e-mails, sms e redes sociais da namorada.