Empresas do Porto Digital farão intercâmbio no Vale do Silício nos EUA

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 21/11/2015 às 9:35

Foto: Reprodução/TechVibes. Foto: Reprodução/TechVibes.

O Porto Digital faz uma nova viagem ao Vale do Silício, nos EUA. A visita é feita em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exprtações e Investimentos (Apex-Brasil) e contará com seis empresas que terão a oportunidade de passar dois meses no polo localizado na Califórnia (EUA). O programa Deep Dive, iniciativa inédita do órgão governamental de promoção à exportação e do Porto Digital, avaliou 18 finalistas do ecossistema do Recife.

As empresas BigHut, Inloco Media, Oncase, Oncase, Silicon Reef e Suati foram escolhidas após uma bateria de workshops e capacitações, realizada nos dias 17 e 18.

Ideia do Porto é formar capital intelectual. (Foto: JC Imagem / Arquivo). Ideia do Porto é formar capital intelectual. (Foto: JC Imagem / Arquivo).

“As empresas selecionadas mostraram maturidade e familiaridade com o ambiente de excelência e inovação do Vale do Silício. Nossa expectativa para a fase de imersão é que elas ampliem consideravelmente sua rede de relacionamentos, aperfeiçoem seus modelos de negócio e sejam contagiadas pelo espírito disruptivo do Vale”, afirma a gerente de Investimentos da Apex-Brasil, Maria Luisa Cravo Wittenberg. “Esperamos que os selecionados do Deep Dive passem por esta experiência de maturação e contagiem o ecossistema quando voltarem. Esse é apenas o nosso primeiro mergulho, mas esperamos que a parceria se perpetue e que possamos levar mais empresas para outros ambientes de inovação”, comenta o presidente do Porto Digital, Francisco Saboya.

Os empresários irão à Califórnia a partir de 11 de janeiro, e ficarão instalados no escritório da Apex-Brasil em São Francisco. Lá, eles terão duas horas de mentoria individual por semana, participarão de workshops temáticos e reuniões com possíveis investidores, além das inúmeras possibilidades de networking e descobertas que dois meses imersos no Vale do Silício podem proporcionar.

São essas as empresas selecionadas:

Bighut: estúdio de desenvolvimento de jogos, com o objetivo de criar jogos móveis grátis para o casual gamer dedicado. Seu foco é a criação de uma mid-core twist em jogos casuais, alguns dos quais já estão disponíveis nas lojas de aplicativo.

Inloco Media: rede de publicidade mobile que trabalha com tecnologia de geolocalização. Tem hoje mais de 30 milhões de usuários e mais de 2 bilhões de impressões mensais, apenas no Brasil. Seus principais clientes são: P&G, Samsung, Cyrela, Vivo, Unilever, Renault, LG, O Boticário, entre outras.

Oncase: consultoria especializada em soluções de Business Analytics, Business Intelligence e Big Data, com ênfase nas edições Community e Enterprise da Plataforma Pentaho. Trabalha com extração, transformação e carga de dados estruturados e não estruturados, integrando com banco de dados para criação de relatórios.

Lotebox: plataforma online que possibilita agentes de cargas, transportadoras, trades e outras empresas a se conectarem para consolidar containers e economizarem tempo e dinheiro no frete de cargas.

Siliconreef: empresa de inovação em microeletrônicos. Através de uma combinação de tecnologias inovadoras e energias sustentáveis, sua missão é criar produtos e soluções capazes de otimizar a autosuficiência na gestão de energia sustentável, pelo desenvolvimento de circuitos integrados de alta performance. Desenvolve projetos customizáveis e serviços, inclusive estudos para a produção de novos chips.

Suati: desenvolvedora de softwares e serviços de TI que atendem às necessidades das empresas de energia, com excelência e domínio das tecnologias mais recentes de construção de software.