Urban Thinkers: evento internacional no Recife pensa novo modelo de cidade

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 17/11/2015 às 20:06

Ruas do Bairro do Recife já prontas para receber o evento. (Foto: Divulgação.) Ruas do Bairro do Recife já prontas para receber o evento. (Foto: Divulgação.)

Recife vai receber na próxima semana a Urban Thinkers Campus, encontro promovido pela ONU que propõe soluções voltadas para as cidades. No evento serão elaboradas sugestões para a Nova Agenda Urbana, documento da Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável - Habitat III.

A conferência internacional acontece de 24 a 27 de novembro, no Bairro do Recife, com o tema “Cidades Inclusivas - jovens e tecnologias abertas no espaço urbano”. A organização do encontro é do INCITI - Pesquisa e Inovação para as Cidades, grupo de pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com patrocínio do Ministério da Cultura / Cidades Sensitivas e da Prefeitura do Recife.

Um novo conceito de cidade. (Sara Melo/Divulgação). Um novo conceito de cidade. (Sara Melo/Divulgação).

A Cultura, as Tecnologias Abertas e o Espaço Urbano são os eixos norteadores da programação do UTC Recife, que conta com rodas de diálogo, laboratórios, vivências, apresentações culturais e feira de comida de rua, tudo programado para pensar e prototipar soluções para “A Cidade Que Precisamos”. Os interessados em participar podem fazer suas inscrições gratuitamente até o dia 19 de novembro, no site. O Campus será instalado na Rua Domingos José Martins (localizada entre a Rua da Guia e Rua do Bom Jesus),e nos prédios dos arredores: Paço Alfândega, Paço do Frevo, Livraria Cultura e a sede do INCITI.

Durante os quatro dias, sociedade civil, academia e representantes dos setores público e privado estarão reunidos na construção das recomendações para a Nova Agenda Urbana, documento síntese da Habitat III - Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável, marcada para acontecer em Quito, Equador, em 2016. A conferência acontece a cada 20 anos, com a participação de todos os estados-membros da ONU. Os encontros anteriores foram realizados em 1976 e em 1996.

O Urban Thinkers Campus é uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), dentro da Campanha Urbana Mundial. O UTC Recife, que será a única edição brasileira, também integra o programa Cidades Sensitivas, desenvolvido pelo Ministério da Cultura (MinC) em parceria com o INCITI/ UFPE. O primeiro UTC foi realizado em 2014, em Caserta, na Itália. Este ano, foram realizados encontros na Suécia, México, Zimbabwe, Uganda, Colômbia, China, Filipinas, Quênia, Alemanha, Índia e Itália.

Entre os convidados da Urban Thinkers Recife estão o arquiteto e urbanista Gustavo Restrepo (Medellín, Colômbia), um dos responsáveis pelo plano de desenvolvimento urbano de Medellín e atualmente consultor do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF); Mãe Lúcia de Oyá (PE), coordenadora do Ilê Axé Oyá Togun; o designer Camilo Cantor (Medellín, Colômbia), com experiência na criação de estratégias de colaboração online e gestão de projetos sociais e artísticos; Geraldine de Bastion (Berlim, Alemanha), consultora em tecnologia da informação e novas mídias para o desenvolvimento com foco na África Subsaariana.

Laboratório de rua. (Divulgação). Laboratório de rua. (Divulgação).

Construções de um novo modelo de cidade

A abertura do evento acontecerá na terça-feira (24/11), às 19h, na Torre Malakoff, com a participação da coordenadora do INCITI, Circe Monteiro; do reitor da UFPE Anísio Brasileiro; da diretora de Empreendedorismo, Gestão e Inovação da Secretaria de Políticas Culturais no Ministério da Cultura, Georgia Haddad Nicolau; do secretário Nacional da Juventude, Gabriel Medina; da secretaria de Meio Ambiente do Recife, Cida Pedrosa; do presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, Haroldo Pinheiro; e do Coordenador da Rede de Juventude de Terreiros de Pernambuco Aburo Nilê, Pablo Oxaguiam.

Pela manhã, o UTC Recife abre ao público o panorama das discussões que estarão ocorrendo em grupos de trabalho, com as Urban Thinkers Sessions (Painéis). Nestas sessões, convidados com perfis diferentes e complementares irão apresentar os principais desafios para as Cidades Inclusivas. A dinâmica central acontecerá nas Constituent Group Sessions (Constituintes), grupos de trabalho que ocorrerão simultaneamente, no período da tarde, reunindo os protagonistas da conferência para defender os conceitos básicos da cidade que precisamos. Logo depois, acontece a Drafting Session (Sistematização), na qual os participantes se encontram para apresentar o trabalho das sessões constituintes, reunir e sistematizar todas as contribuições em um documento síntese, capaz de traduzir a visão plural dos participantes.

Rua de trás

A Rua Domingos José Martins (localizada entre a Rua da Guia e Rua do Bom Jesus), no Bairro do Recife, é uma rua quase esquecida, mas que será transformada durante o Urban Thinkers Campus Recife. A “Rua de Trás” foi escolhida para servir como laboratório urbano e começou a ser pensada e transformada a partir de outubro através dos workshops Urban Labs, destinados à criação de mobiliários e intervenções que serão experimentados durante o UTC. Na semana passada, a rua já ganhou um coração neon sensível, que pulsa a partir da presença das pessoas.

O Urban Labs também convida coletivos, grupos e organizações com atuação nas áreas de cultura, tecnologia, juventude e espaço urbano a realizarem ações na rua, entre os dias 24 e 27 de novembro, dentro da metodologia Espaço Aberto, que conta com a auto-organização dos proponentes. Durante o UTC, a partir das 17h, a rua também recebe o Som na Rural, com apresentações culturais, bate-papo e feira de comidas de rua. Entre as atrações, estão confirmados os nomes da banda Dirimbó, do artista Hélder Vasconcelos, e dos DJs da Cubana, Edinho Jacaré e Valdir Português.