Bike elétrica brasileira alcança 25 km/h e tem carregador de celular

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 15/11/2015 às 8:39

bike

A Vela Bikes lança no mercado brasileiro seu primeiro modelo de bicicleta elétrica: a Vela 1, que tem bateria removível, entrada USB para recarga de celular e sistema de segurança com alarme. A bicicleta foi desenvolvida através de financiamento coletivo, onde arrecadou R$ 200 mil em pré-vendas e reservas.

“Nós criamos a Vela com o ciclista urbano em mente. Tentamos manter o projeto limpo para reduzir a necessidade de manutenção e trabalhamos o conforto visando trajetos diários”, conta Victor Hugo, CEO da empresa, por e-mail.

A Vela chega em um momento de aquecimento do mercado de bikes elétricas. Entre as principais características Vela 1 está a potência de 350 W e 30 km de autonomia, tudo com uma bateria com vida útil de 1.000 ciclos completos. Ela traz ainda três opções de tamanho de quadro (sob medida) e vem em quatro cores: vinho, azul, creme e verde oliva.

bike2

A potência de 350 W é a máxima permitida pela legislação para circular nas ciclovias, e permite alcançar 25 km/h. O conjunto gera uma força média três a quatro vezes superior à de um ciclista comum e é acionado por um sensor no pedal (sistema de pedal assistido).

O tempo de recarga completa é de menos de três horas e ela pode ser feita ao conectar a Vela diretamente na tomada ou ao retirar a bateria para recarregar em qualquer lugar. Há ainda uma opção de duplo carregador com tempo de recarga de apenas uma hora e meia - três vezes mais rápido que a média do mercado hoje, que varia entre quatro e seis horas.

O modelo foi lançado este mês e as vendas acontecem por meio do site da Vela Bikes, em que é possível montar a bicicleta na cor e tamanho desejados. O preço da Vela 1 é de R$ 4.390.

https://vimeo.com/125601053.