Novo aplicativo ajuda mulheres a denunciar assédio sexual

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 05/11/2015 às 11:55

saiprala

Um novo aplicativo acaba de ser criado para combater um dos assuntos mais vergonhosos da sociedade brasileira, o assédio sexual às mulheres. O "Sai Pra Lá" permite a denúncia anônima dos locais de assédio.

LEIA MAIS

Jout Jout e páginas feministas são tiradas do ar

Feministas utilizam a internet na luta diária contra o machismo

A mulher escreve o endereço onde foi assediada, diz o período do dia e o tipo de assédio (verbal, sonoro, físico e outros). "O intuito do aplicativo é mapear o assédio e atuar na prevenção, pressionando os órgãos responsáveis pela nossa segurança e mostrar para as mulheres quais são os locais onde mais ocorrem assédios", diz o texto de apresentação do app.

O app foi criado pela estudante Catharina Doria, de 17 anos, que se uniu a quatro amigos para o desenvolvimento. Lançado nessa terça (3), o aplicativo está disponível para iOS e Android.

Este é mais um dos aplicativos que visam o fim da violência contra a mulher. Um dos mais conhecidos é o Mapa do Chega de Fiu Fiu, criado pelo coletivo Think Olga. Usando serviços de mapas online, a plataforma permite a denúncia anônima de locais onde ocorrem cantadas e agressões.

No mês passado a campanha #meuprimeiroassédio chegou aos Trending Topics do Twitter para expor as violências sofridas pelas mulheres. O assunto ganhou força como uma reação a postagens pedófilas direcionadas à Valentina, garota de 12 anos participante do MasterChef Júnior.